Brasil,

IGMI-R ABECIP: Tendência de elevação nos preços dos imóveis residenciais nas 10 capitais analisadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  IGMI-R
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os preços dos imóveis residenciais nas dez capitais analisadas pelo IGMI-R/ABECIP tiveram elevação na leitura de julho, em comparação ao resultado do mês anterior, sendo que todos também tiveram aceleração nos respectivos resultados acumulados em 12 meses em relação aos resultados de junho.

As variações acumuladas em 12 meses do IGMI-R/ABECIP para o Brasil e do IPCA/IBGE praticamente igualaram-se em maio último, interrompendo uma sequência de valorização real dos preços dos imóveis residenciais, iniciada no último trimestre de 2019. Com os resultados apurados nos meses de junho e julho de 2021, verifica-se novamente um avanço dos preços dos imóveis residenciais em termos reais.

Os últimos resultados da Sondagem da Construção Civil do IBRE/FGV mostram uma acomodação da percepção dos empresários do setor de edificações residências em relação à evolução recente da atividade em relação em julho, em comparação ao mês anterior. No entanto, como podemos ver no gráfico abaixo, a percepção dos empresários do setor em relação à tendência dos negócios possui informação significativa para antecipar os movimentos da percepção em relação à evolução recente da atividade nos meses seguintes, sendo que em julho esse indicador avançou pelo segundo mês consecutivo.

O quesito tendência dos negócios compõem juntamente com a percepção dos empresários sobre demanda prevista o índice de expectativas da Sondagem da Construção Civil. O gráfico abaixo mostra que, a despeito de uma ligeira queda na percepção em relação à demanda prevista para os próximos meses, o desempenho da tendência dos negócios é suficiente para que o índice de expectativas tenha mantido em julho a tendência de crescimento iniciada no segundo trimestre do ano.

Uma interpretação desse recuo, ainda que ligeiro, da percepção em relação à demanda futura, são os efeitos potenciais das sinalizações recentes das autoridades monetárias em relação à intensidade do ajuste necessário nas taxas de juros. Entre os fatores por trás da aceleração dos índices de preços que justificam essas sinalizações, estão o aumento dos custos de insumos industriais, incluindo os da construção civil. Além desses efeitos, temos ainda a preocupação em relação à dinâmica da crise sanitária, em um momento em que diversos indicadores recentes mostram uma acomodação do ritmo de retomada da atividade econômica, antes que o mercado de trabalho tenha tido oportunidade de recuperar as perdas do pior momento da pandemia.

A conciliação dessas considerações com o avanço da percepção dos empresários do setor em relação à tendência dos negócios nos próximos meses envolve o fato de, apesar das sinalizações de elevação nas taxas de juros nominais, as taxas de juros reais ainda estão em níveis historicamente baixos. Adicionalmente, existe a perspectiva dos efeitos positivos do relaxamento de medidas de isolamento social sobre a retomada de atividades, principalmente dos setores de serviços, no contexto do avanço da imunização.

Apesar dos desafios do cenário atual à realização de projeções de prazo mais longo em relação aos fatores mencionados acima, o início do segundo semestre mostra uma tendência de elevação nos preços dos imóveis residenciais no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar