Negócios imobiliários no PR evoluem menos do que média nacional, mostra estudo de plataforma Kenlo
Estado registrou alta de 74,3% no primeiro semestre de 2021 em comparação com igual período do ano anterior, mas a média nacional subiu 110%
O primeiro semestre de 2021 aqueceu o mercado imobiliário no Paraná, mas essa evolução foi inferior à média do restante do país. De acordo com o PMI (Painel do Mercado Imobiliário), levantamento realizado pela plataforma Kenlo, o estado registrou alta de 74,3% em negócios fechados nos seis primeiros meses do ano, mas a média nacional subiu 110%.
Considerando apenas o Paraná, foram 3.639 negócios fechados no primeiro semestre de 2021 ante 2.088 em igual período do ano anterior. No país todo, a alta foi de 15.434 para 32.477. O levantamento abarca 8 mil imobiliárias e 50 mil corretoras que compõem a base da Kenlo.
Apesar de estar abaixo da média nacional em fechamento de negócios no período, o Paraná foi o terceiro estado que se destacou em número de visitas e propostas, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
“O Paraná sinaliza um bom momento para o mercado imobiliário no próximo período, pois demonstra o grande interesse no mercado secundário, já que estes eventos tem maior probabilidade de conversão dos negócios”, avalia Denise Ghiu, especialista de mercado da área de inteligência do Kenlo.
PMI
O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), criado pela Kenlo, é uma iniciativa pioneira no Brasil e que proporciona o acompanhamento do mercado de imóveis usados com base em dados obtidos em tempo real, a partir de um ecossistema que contempla todas as regiões do país e que atende a mais de um milhão de proprietários de imóveis. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário secundário de treze estados brasileiros nas cinco regiões. Mais detalhes sobre o PMI podem ser obtidos no site.
Sobre Kenlo
A Kenlo é uma plataforma que oferece serviços e produtos com a proposta de integrar experiência digital, inteligência de dados e soluções de crédito e seguros para as imobiliárias locais, gerando novas oportunidades e fontes de renda para esse mercado. A empresa fornece soluções de digitalização para imobiliárias locais, treinamentos para equipes, informações de mercado, possibilitando que as imobiliárias se transformem em plataformas completas de negócios. Em parceria com a Jive Investments, estruturou e lançou um fundo de R$ 400 milhões, destinado a gerar crédito com imóvel em garantia, que possibilita a captação 60% do valor do imóvel em empréstimo, com juros mais baixos e prazos longos, com processo totalmente digital.
Em cinco anos, a Kenlo pretende figurar entre os cinco maiores provedores de home equity do país, por meio de 8 mil imobiliárias e 50 mil corretores em todo o país. A organização atua no mercado secundário de imóveis (usados) que representam 60% do movimento desse segmento.
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