Brasil,

Open Banking: como compartilhar meus dados e receber melhores ofertas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Vinicius da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com a implantação da segunda fase do Open Banking, os clientes de bancos e de outras instituições financeiras já têm em suas mãos a decisão de autorizar que duas empresas compartilhem alguns dados específicos entre elas. Mas, na prática, o que é preciso fazer para poder receber as ofertas com melhores preços e condições?

O diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira, explica que a pessoa deve solicitar que os seus dados sejam compartilhados. “Você irá até o canal digital do banco (site ou aplicativo) em que pretende abrir uma conta por exemplo e lá terá um espaço em que poderá autorizar que recebam o seu histórico bancário, de crédito, ou outras informações”, diz. “Após isso, você será transferido para o seu banco atual, de onde serão coletados os dados. Então, depois de fazer o acesso com seu login e senha, mais uma vez, terá que autorizar essa transferência”, completa.

Todo o processo deverá ser realizado de forma clara e objetiva para o cliente, especificando para que fim e por quanto tempo suas informações serão compartilhadas. Ele poderá ainda cancelar esse compartilhamento a qualquer momento, pelo mesmo meio em que autorizou.

Após saber do histórico bancário, de crédito e outras informações de uma pessoa, os bancos e instituições financeiras conseguem oferecer serviços com condições que atendam diretamente à necessidade dela. “Ao compartilhar os seus dados, as instituições já poderão saber se você é um bom pagador, por exemplo, desta forma poderão te oferecer uma opção de crédito melhor”, pontua o especialista.

Ao optar por compartilhar os seus dados, praticamente todos os serviços bancários e/ou financeiros poderão chegar de forma mais vantajosa. “Se ele estiver precisando de empréstimo com juros melhores, financiamento com boas condições e até ofertas de seguro ou aplicações mais vantajosos, poderá informar os seus dados para as instituições que quiser e então receber as propostas”, diz o especialista. “Assim a pessoa poderá ter em mãos as opções de instituições diferentes e comparar qual mais atende à sua necessidade”, completa.

Antes do Open Banking, os bancos e instituições não conseguiam oferecer serviços personalizados para novos clientes, pois não tinham informações suficientes sobre a vida financeira da pessoa. “O banco é que era dono dos seus dados e somente ele tinha o acesso. Agora os dados pertencem à própria pessoa e ela opta por compartilhar ou não com quem quiser e por quanto tempo for definido”, informa Pereira.

Regras

Este compartilhamento deve ter um prazo de validade definido e seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), dentre outras medidas de segurança. “Quem descumprir regras ou vazar dados será punido, podendo pagar multas milionárias e até ter todo o banco de dados suspenso”, afirma o diretor financeiro do Popibank.

Marcelo vê com bons olhos a chegada dessa nova fase do sistema bancário no Brasil. “Vai estimular a concorrência entre os bancos tradicionais e os digitais, que terão que oferecer condições cada vez melhores para o cliente, caso queiram que ele opte por contratar os seus serviços”, avalia. “Mas é necessário também que as instituições estejam em constante evolução. O sistema aberto deve estar sempre se atualizando para manter os dados protegidos, seguindo as regras do Banco Central do Brasil”, conclui.

Marcelo Pereira é diretor financeiro do Popibank e especialista em economia, banco digital e fintechs


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar