SEGS Portal Nacional

Economia

Indústrias aquecidas e habilidades mais demandadas para o segundo semestre são exploradas em relatório especial da Robert Half

  • Quarta, 28 Julho 2021 12:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Robert Half
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Serviços financeiros, tecnologia, e-business/e-commerce, saúde e construção são as cinco indústrias que mais abriram vagas

A consultoria global de recrutamento especializado Robert Half lançou hoje seu mais novo relatório “Demanda por talentos no cenário atual”, que apresenta uma análise a respeito das tendências do mercado de trabalho, áreas, funções e habilidades mais demandadas para o segundo semestre de 2021, além de uma avaliação do movimento de “work from everywhere”.

Tendências nacionais de recrutamento

De acordo com os dados do relatório, as TOP 5 indústrias que mais estão contratando e seguirão aquecidas até o final do ano são: serviços financeiros, tecnologia, e-business/e-commerce, saúde e construção. Além delas, a Robert Half consultou CTOs/CIOs, CFOs e gerentes de contratação em geral para compreender quais são as funções mais demandadas pelo mercado para o segundo semestre.

Para CTOs/CIOs:

Posições permanentes: 1. Segurança de dados, 2. Business Intelligence, 3. Cloud, 4. Administração de banco de dados, 5. Gerenciamento de redes/sistemas;

Posições para contratos especializados: 1. Segurança de dados, 2. Business Intelligence, 3. Gerenciamento de redes/sistemas, 4. Cloud, 5. Desenvolvimento;

Para CFOs:

Posições permanentes: 1. Planejamento Financeiro, 2. Análise Financeira, 3. Gestão contábil, 4. Payroll, 5. Gestão fiscal;

Posições para contratos especializados: 1. Análise Financeira, 2. Planejamento Financeiro, 3. Relatórios, 4. Gestão fiscal, 5. Auditoria;

Para gerentes de contratação em geral:

Posições permanentes: 1. Pessoal de Vendas (incluindo televendas), 2. Gestão/Administração, 3. Gestão de Projetos, 4. Recursos Humanos, 5. E-commerce/Marketing Digital;

Posições para contratos especializados: 1. Pessoal de Vendas (incluindo televendas), 2. Gestão/Administração, 3. Gestão de Projetos, 4. Talent Acquisition, 5. E-commerce/Marketing Digital;

Cresce a demanda por um conjunto de habilidades mais abrangente

Em resposta à evolução da pandemia e aceleração dos processos de transformação digital, as empresas passaram a demandar que os candidatos demonstrem um conjunto de habilidades mais abrangente e diverso. Na visão dos recrutadores entrevistados, os maiores impactos da abrupta digitalização foram o aprimoramento de habilidades estratégicas e de planejamento, a necessidade de uma comunicação mais assertiva e colaborativa com a equipe, capacidade de trabalhar de forma mais flexível/remota e o surgimento de novas responsabilidades (mais técnicas e complexas).

Confirmando a tendência de fortalecimento dos aspectos comportamentais, as soft skills seguem em alta, com destaque para: comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo.

Ainda, quase 70% dos profissionais (69%) acreditam que a transformação digital vai exigir mais qualificação dos candidatos na busca por um emprego. A habilidade para usar dispositivos e softwares específicos, a capacidade de processar e analisar dados, bem como o conhecimento de ferramentas de colaboração e comunicação, também estão em alta demanda por conta dos avanços das práticas de trabalho remoto/híbrido.

Para especialistas em Tecnologia: forte demanda por desenvolvedores das seguintes linguagens: Java/.Net/PHP com experiência em cloud (Azure). Adicionalmente, existe alta demanda por profissionais de Cybersecurity – com programas de SIEM.

Para funções Financeiras e Contábeis: especialistas em ferramentas de BI com foco em transformação digital para a área de Finanças

Para cargos Administrativos: maior ênfase para profissionais com conhecimentos em programação de computadores, análise de negócios e tecnologia da informação nos anúncios de vagas

Para as funções de Marketing, Publicidade e Comunicação: alta demanda por profissionais com conhecimento de ferramentas de análise de dados e todo o universo digital (social media, content marketing, gestão de projetos, gestão de performance)

“À medida que o plano de vacinação avança pelo país e os negócios continuam em direção ao crescimento e à recuperação, as empresas devem se certificar de que contam com a força de trabalho mais preparada para o momento de retomada. Qualificar e treinar os colaboradores para atender às novas necessidades do negócio, além de buscar profissionais qualificados no mercado, tendem a ser as principais preocupações dos executivos para o segundo semestre de 2021”, destaca Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul. “Logo, para além da remuneração, as companhias também precisam reforçar as políticas de atração e retenção, ou correrão o risco de perder talentos para o mercado em um momento crítico de retomada dos negócios”, finaliza Mantovani.

Diante desse cenário, os recrutadores apontaram que as empresas em que trabalham têm facilitado a adoção de novas tecnologias para a equipe por meio da comunicação clara dos benefícios gerados por elas, programas de treinamento e aprendizagem que facilitem a transferência de conhecimento, como também programas de mentoria. Quase metade dos profissionais (49%), por outro lado, revelaram que seus gestores não forneceram treinamento adequado para ajudá-los a lidar com as novas tecnologias no trabalho, o que resulta em uma sensação de despreparo.

A qualificação, inclusive, de acordo com os colaboradores, é um dos focos para o semestre, de modo que 37% dos profissionais afirmaram querer aperfeiçoar habilidades tecnológicas até o final do ano, 32% disseram que priorizarão o aperfeiçoamento das competências de comunicação e 28% apontaram esforços para evoluir em planejamento e organização. Os profissionais também indicaram as TOP 3 formas de assistência de treinamento que mais gostariam de receber até o final de 2021: treinamentos práticos (38%), mentoria (36%) e consultorias especializadas (24%).

“Work from everywhere” é uma tendência que se fortalece

A pandemia contribuiu significativamente para a evolução dos modelos de trabalho remoto e híbrido, abrindo espaço para a força de trabalho “eveywhere”. Desde março de 2020, 80% das posições trabalhadas pela Robert Half foram 75% ou 100% remotas, com exceções para as vagas em serviços considerados essenciais. Em 2019, apenas 5% tinham essa característica.

Conforme dados do estudo, 61% dos trabalhadores se identificam como “homesteader” (que preferem o home office), 21% como “office dweller” (que adoram o clima do escritório), e 15% como “coffee shop traveller” (que preferem trabalhar de outros lugares).

Hoje, quase 15 meses após o início das medidas de restrição de circulação, as equipes híbridas (nas quais alguns funcionários trabalham remotamente e outros no escritório) são vistas como a melhor forma de trabalho por muitos empregadores e colaboradores. A possibilidade de oferecer mais flexibilidade ao colaborador e melhorar sua qualidade de vida são os principais benefícios apontados pelas empresas. Nessa linha, a opção de trabalho remoto e flexibilidade de horário estão entre os benefícios não-financeiros mais buscados pelos colaboradores quando o assunto é equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Notas para os Editores

Metodologia

Os dados sobre empregadores mencionados ao longo deste relatório são provenientes de uma pesquisa online encomendada pela Robert Half a 1.500 executivos, realizada em março de 2021. Foram 300 entrevistas por país, incluindo Alemanha, Bélgica, Brasil, França e Reino Unido. Entre os entrevistados estavam Gerentes Gerais, Diretores Financeiros e Diretores de Tecnologia com responsabilidades de contratação pertencentes a empresas de pequeno (50-249 funcionários), médio (250-499) e grande (mais de 500 funcionários) portes do setor privado, público e empresas listadas publicamente.

Os dados dos colaboradores/profissionais citados neste relatório são um conjunto de resultados de pesquisas online realizadas pela Robert Half na Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, França, Holanda e Reino Unido durante o período de março de 2021 a abril de 2021.

Informações e recursos adicionais

A Robert Half entende que é preciso tempo e esforço para avaliar a melhor estratégia de talentos para diferentes negócios. Para obter uma consultoria independente para auxiliar você no seu trabalho de recrutamento e planejamento da sua força de trabalho, visite roberthalf.com.br.

O relatório “Demanda por talentos no cenário atual” pode ser acessado aqui.

Para obter as informações mais recentes sobre salários e benefícios aqui no Brasil, baixe o nosso Guia Salarial 2021, que contém informações nas áreas de Contabilidade, Finanças, Engenharia, Jurídica, Mercado Financeiro, Seguros, Tecnologia, RH, Vendas e Marketing.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão.

Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version