Por onde começar a investir, ações ou títulos? Conheça o seu perfil de investidor e baixe gratuitamente o guia para iniciar no mercado financeiro
Você é um investidor conservador, moderado ou agressivo? Se ainda não sabe a resposta, é melhor não arriscar a fazer nenhum investimento! Porque a escolha do ativo mais adequado está diretamente ligado ao seu perfil de investidor e dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Por isso, é tão importante fazer uma análise dos fatores que podem influenciar na sua classificação em uma ou outra categoria. A autoavaliação é o principal elemento que definirá qual aplicação poderá gerar a melhor rentabilidade em um determinado período.
Abaixo, descrevemos as principais características de cada perfil de investidor para te ajudar a fazer essa autoanálise e direcionar os seus investimentos conforme as suas aspirações.
Você tem um perfil CONSERVADOR em relação aos seus investimentos, quando prioriza a segurança do seu capital ao invés de uma rentabilidade maior. Por esse motivo, não comprometer o patrimônio é o foco principal, ainda que isso implique em obter baixa valorização dos recursos.
Neste caso, os ativos de renda fixa são os mais aconselháveis, pois não oferecem instabilidade ou risco de variação negativa no valor investido. É importante pesquisar antes de decidir por uma aplicação, visto que, é possível encontrar boas oportunidades, embora o rendimento seja pequeno.
Você é MODERADO quando considera a segurança um elemento importante, apesar de aceitar correr riscos em algumas situações, caso a lucratividade seja atraente. Sua tolerância é mediana em relação às variações do mercado, contudo, você nem sempre privilegia a liquidez no curto prazo.
Por isso, os fundos de investimento, fundos de renda fixa ou fundos mais conservadores são a melhor opção para a sua carteira de investimentos, combinando ativos que mesclam a renda fixa e a variável, em um constructo que não é tão seguro, mas também não é tão arriscado.
Seu perfil é AGRESSIVO quando seu foco é a maximização da rentabilidade, independente dos riscos envolvidos nas transações. Por apresentar forte tolerância às oscilações do mercado, você não teme perdas de capital ou demais variações, como naturalmente acontece na renda variável.
A este perfil o mais indicado é o investimento em ações, fundos multimercados, criptomoedas e outras alternativas que oferecem maior potencial de retorno. Neste caso, embora a diversificação seja muito importante para o equilíbrio da carteira, ter conhecimento sobre os ativos será fundamental.
E agora que você já sabe as características de cada perfil e identificou qual delas mais se aproxima da sua realidade, clique aqui para responder à uma rápida pesquisa para nos ajudar a entender o que você, enquanto investidor, está procurando no mercado financeiro.
E como forma de agradecimento, disponibilizamos para download o Guia do Investidor Iniciante para te ensinar o passo a passo de como iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos.
CLIQUE AQUI para fazer o download do Ebook.
Sobre o Fast Trade
O Fast Trade é a plataforma da Cedro Technologies que exibe dados e permite a negociação na B3, a bolsa de valores brasileira.
O Fast Trade é voltado para corretoras de investimentos, traders profissionais, agentes autônomos, scalpers e até mesmo para quem quer apenas acompanhar ou estudar o mercado de capitais.
A plataforma conta com diversas funcionalidades de destaque, como planilha de cotação, gráficos avançados, envio rápido de ordens e seu histórico, tape reading e até mesmo um simulador em tempo real.
Usuários do Fast Trade podem usar a plataforma em três versões distintas: desktop, web e mobile.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>