SEGS Portal Nacional

Economia

Como os novos meios de pagamento podem ser uma oportunidade para as empresas

  • Terça, 20 Julho 2021 10:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Paulo Menzzano, VP de Application Services & Payments da NAVA Technology for business

Os novos meios de pagamento, a exemplo do Pix, lançado em outubro de 2020, têm sempre como principal benefício entregar mais praticidade para clientes e estabelecimentos, ampliando o leque de possibilidades das transações. Além disso, os meios de pagamento podem aumentar as possibilidades para as empresas, que podem ampliar os negócios atendendo às exigências dos consumidores e também às necessidades dos prestadores de serviços. Essas novas facilidades imprimem agilidade e segurança aos processos de pagamentos online - por meio de e-commerce e meios digitais - e em estabelecimentos comerciais, de atendimento presencial.

Para exemplificar o tamanho do sucesso do Pix, um novo meio de pagamento, ele foi utilizado em 45% das transações brasileiras até maio de 2021, segundo o Banco Central. Essas novas maneiras de realizar pagamentos - que não se limitam apenas ao Pix, somadas à realidade que estamos vivendo, com a pandemia que ainda afeta nosso dia a dia, impactaram profundamente os hábitos, como mostra um estudo feito pela Capterra, falando que houve aumento de 32% na frequência dos pagamentos digitais em 2020.

Notamos também a importância das novas tecnologias em relação à forma que a população consome esse tipo de produto. Foram investidos mais de US$ 500 milhões nas startups de serviços financeiros no Brasil, segundo o relatório mensal do Distrito Dataminer. O que vemos aqui é uma grande oportunidade das empresas se adaptarem e, ainda, saírem na frente das concorrentes em relação a oferta de serviços.

Outro fato que reforça essa tendência é que o dinheiro físico, embora ainda utilizado por uma parte da população, não é mais a principal forma de pagamento. Com os novos meios mais acessíveis aos pequenos negócios e aos consumidores, por exemplo, e com a proliferação das fintechs, notamos o aumento das possibilidades de acesso a serviços e produtos de prateleira, antes distantes para parte da sociedade.

Com isso, essas pessoas, que até então eram desconhecidas para bancos - uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostra que 45 milhões não eram bancarizados antes da pandemia - e normalmente não conseguiam crédito, financiamentos e não possuíam carteiras digitais, passaram a ter acesso a esses benefícios, ainda que timidamente no começo, tornando-se mais uma importante parcela impulsionadora da economia e abrindo um leque de oportunidades para os bancos.

Consequentemente, com essa expansão, houve uma maior movimentação da economia local e nacional, uma vez que os novos meios de pagamento também favorecem o crescimento de pequenos negócios, por terem menos taxas e menores custos nas transações.

Além de todas essas possibilidades, o Banco Central ainda estima um mercado de crédito garantido por recebíveis de cartão em R$ 2 trilhões por ano. Então, há um potencial enorme que vai contribuir com a recuperação da economia do país. A partir dessas observações, e com base em mecanismos de inteligência de negócios e sociais, é possível usar os meios de pagamentos como uma cascata de benefícios, não só para as empresas, mas para toda a sociedade. A jornada de evolução das tecnologias carrega consigo um poder gigantesco de transformação que, se bem direcionado, certamente atingirá positivamente todas as pessoas.

*Paulo Menzzano, VP de Application Services & Payments da NAVA Technology for business


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version