SEGS Portal Nacional

Economia

Equilíbrio: palavra chave para manter sua saúde mental e financeira

  • Sexta, 25 Junho 2021 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letra Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista revela como a saúde mental interfere na vida financeira e dá dicas de como sair do vermelho

O mundo, e não apenas o Brasil, passa hoje momentos jamais vivenciados pela maioria da população economicamente ativa. Passamos por uma crise sanitária, econômica, política, financeira e ainda não sabemos e nem temos sinais de como toda essa situação irá se refletir nos próximos meses. Nem os maiores pensadores e especialistas das áreas conseguem mensurar o que está por vir.

Diante de tudo isso, a mente das pessoas está abalada. "Creio que não temos muitas respostas, mas acredito que podemos, no que está ao nosso alcance, minimizar algumas adversidades de nosso presente e futuro. Em uma análise mais profunda, a falta de dinheiro causa muita preocupação e até problemas mais extensos no dia a dia. Por isso, podemos afirmar que existe uma ligação direta entre a saúde psicológica e financeira de qualquer ser humano", revela o especialista financeiro Robson Evangelista.

Segundo pesquisa publicada pelo Serasa, o total de brasileiros com contas em atraso é de 63 milhões em abril, alta de 0,7% com relação a março. De acordo com a Serasa Experian, o ano de 2021 já acumula 1,62 milhão de pessoas que deixaram de pagar suas dívidas e acabaram sendo negativadas. Outro fato que o estudo mostra é que o número de devedores em abril deste ano é o maior desde agosto de 2020, com 39,5% da população adulta nesta situação.

Então, o que fazer?

É necessário efetuar mudanças rapidamente. "Não desejamos aqui elaborar fórmulas mágicas, mas sim esclarecer algumas posições com base em nossas experiências, estudos e pesquisas. O intuito é sugerir possíveis soluções e ações que possam contribuir e ajudar a encontrar o equilíbrio entre sua saúde mental e financeira. Já sabemos que o mau-humor, irritação, isolamento social, falta de produtividade no trabalho e na vida são alguns dos principais efeitos causados por problemas financeiros. Também descobrimos que estar endividado pode levar para um caminho até inconsciente no envolvimento com compulsões e uso excessivo de cigarro, álcool, comidas, compras e drogas ilícitas em busca de amenizar as frustrações”, alerta.

Robson aproveita e deixa algumas dicas para quem se encontra em tal situação, veja:

1- Reconhecer sua situação e admitir a existência de um problema é o primeiro passo para conseguir resolver os problemas. Essa decisão é mundialmente reconhecida como a abertura de portas para sua nova vida.

2- Procure ajuda profissional. Em momentos como estes, procurar por alguém que tenha maior conhecimento e experiência na área financeira e que consiga analisar a situação de fora, irá ajudar muito a enxergar soluções viáveis e assertivas para sua vida.

3- Faça um planejamento financeiro. Colocar todas as suas receitas e despesas em uma planilha ou papel irá contribuir para que consiga ter uma visão mais precisa e completa da sua situação. Isso permite também saber exatamente dos gastos necessários e receitas disponíveis e, consequentemente, maior controle da sua vida financeira.

4- Tente negociar as dívidas com seus credores, como prazo ou formas de pagamento. Isso permitirá a diminuição da ansiedade.

5- Faça investimentos em estudo e conhecimento. Procure conhecer mais e melhor sobre finanças, fazendo cursos gratuitos de planejamento e organização financeira ou até participando de lives nas redes sociais.

6- Reserve uma quantia de emergência e aposentadoria. Este é um ponto importante e que deve ser levado em consideração no início de sua organização financeira. Estas reservas mensais irão contribuir em futuros imprevistos como, crises financeiras, políticas e econômicas, desemprego e em outras situações inesperadas.

7- Cuide de sua mente e corpo. Praticar atividades físicas e de relaxamento é comprovadamente uma grande ferramenta no tratamento psicológico e ajudam a produzir endorfina, que é um analgésico natural e contribuem diretamente em seu bem-estar físico e mental.

A falta de dinheiro é reversível. Conseguir organizar a vida e adquirir equilíbrio da mente possibilita visualizar possíveis soluções com maior clareza e saídas mais eficazes e assertivas para quitar as dívidas. “Mas lembre-se sempre, que o equilíbrio tem que atingir os dois lados e nunca descontar um no outro, como forma de compensação. Não importa o que veio primeiro, dificuldades financeiras ou adoecimento psicológico. A melhor solução sempre será tratar os dois assuntos simultaneamente”,conclui Robson.

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version