SEGS Portal Nacional

Economia

Ibema traz solução para economia circular em evento da ABRE

  • Terça, 15 Junho 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helena Carnieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Fórum virtual apresenta perspectivas para a maior sustentabilidade na indústria e logística reversa

Você sabia que as embalagens de papelcartão de alimentos, bebidas, cosméticos ou remédios jogadas no lixo são preciosas? Os fabricantes desse material têm feito uma força-tarefa para receber de volta a matéria-prima e reciclá-la adequadamente.

Basta um pouco de atenção para o correto descarte: esvaziar e higienizar a embalagem por completo, separar os diferentes materiais e garantir sua destinação segregada de produtos contaminantes e orgânicos. Esse será um dos temas do Fórum ABRE de Economia Circular, que acontece de 15 a 17 de junho. A ideia é alavancar impactos positivos em todo o escopo ESG, ou seja, ambientais, sociais e de governança. A Ibema, uma das empresas protagonistas do mercado global de embalagens, é patrocinadora ouro do evento.

No dia 16, às 9h40, a empresa apresenta sua solução para esse ciclo virtuoso: o Ibema Ritagli. Trata-se de um papelcartão com 50% de fibras recicladas, sendo 30% material pós-consumo, e mantendo a rigidez competitiva. Na mesa “Construção de caminhos para a circularidade”, a gerente de SGI, Qualidade e Meio Ambiente da Ibema, Andrea Lacerda Pegorini, apresenta detalhes do produto e do funcionamento da cadeia que permite seu retorno à fábrica. “A embalagem é parte fundamental da rotina das pessoas e das dinâmicas do varejo, mas como fica o equilíbrio ambiental após o consumo?”, ela pontua.

Ela complementa ainda que, para o brand owner, o Ritagli é a chance de elevar o cumprimento das metas exigidas pela Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com um produto de alta performance. “O produto permite de destinar embalagens pós-consumo para a produção de matéria-prima reciclada, que dará origem a novas embalagens, num ciclo virtuoso.”

Conheça o versátil papelcartão

O material tem como base a celulose, resultante principalmente do beneficiamento da madeira de florestas plantadas e da reciclagem de aparas de papel geradas durante o processo industrial. Sabe-se que o Brasil é pioneiro em sustentabilidade e manejo responsável, com toda a produção nacional proveniente de florestas plantadas, as quais ocupam 7,84 milhões de hectares, o correspondente a 0,9% do território nacional.

Biodegradável e 100% reciclável, o papelcartão permite confeccionar caixas, sacolas e outras embalagens de cosméticos, medicamentos e bebidas, oferecendo inúmeras possibilidades de design e ótima qualidade para impressão, além de ser uma ótima ferramenta de comunicação.

Com a pandemia e o aumento da demanda e do consumo doméstico, verifica-se um maior comprometimento dos brasileiros com a procedência das embalagens utilizadas, bem como com seu descarte – e esse fato está na mira dos grandes fabricantes em seus planejamentos.

Todas essas informações servem de base para alimentar o Observatório da Reciclagem ABRE, um grupo de estudos que irá dissecar o sistema de logística reversa no país e seus gargalos. A Ibema também realiza o patrocínio diamante dessa iniciativa, ciente de seu papel de liderança no quesito sustentabilidade.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 140 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 800 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version