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Vendas do comércio crescem 1,8% em abril, segundo o IBGE

No e-commerce, levantamento da CNDL revela que setores que mais cresceram em vendas foram os de comida por delivery e compras de supermercado pela internet

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que as vendas do comércio varejista cresceram 1,8% em abril na comparação com o mês de março. Essa é a maior alta para um mês de abril em 21 anos, o que ocorre em meio às restrições impostas devido ao coronavírus.

Dessa forma, o setor recuperou a queda de 1,1% em março e voltou a ficar acima do patamar pré-pandemia. Ainda na comparação com abril do ano passado, a alta foi de 23,8%, considerada a segunda taxa positiva consecutiva.

Entre os setores que mais de destacaram, estão móveis e eletrodomésticos (24,8%), seguida de tecidos, vestuário e calçados, de 13,8%. Pelo conceito varejo ampliado, que inclui 'Veículos, motos, partes e peças'(20,3%) e de 'Material de construção' (10,4%), o aumento foi de 3,8% nas vendas.

Uma outra pesquisa da CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil revelou que a comida por delivery e as compras de supermercado pela internet foram as categorias que mais se destacaram no comércio online.

Para Felipe Dellacqua, especialista em e-commerce e um dos sócios da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce para um quarto das lojas virtuais do país, esse dado mostra que o consumidor tem dado prioridade para o conforto.

"O brasileiro percebeu que não precisa sair de casa para comprar comida ou fazer compras. Além de ser mais prático receber o que compra em casa, ele se mantém em isolamento social com a família e evita se expor ao coronavírus também", diz.

Nos últimos 12 meses, o estudo mostrou que 91% dos brasileiros realizaram alguma compra pela internet, o que revela um aumento de 5 pontos percentuais na comparação com levantamento anterior realizado em 2019. Já a quantidade média de compras no período de 1 ano aumentou de 7 vezes para 8,5 vezes.

"É uma tendência que veio para ficar. Estamos digitalizando muitos processos que antes eram totalmente físicos para garantir ainda mais conforto ao consumidor. Muitos varejistas físicos adotaram o Whatsapp como canal de compra digitalizando uma compra que seria física. Grande parte do varejo também permite que se faça a compra por marketplace ou Whatsapp e a retirada seja por meio de drive-thru, o que também é confortável para o consumidor que quer retirar a compra de forma rápida", comenta o especialista.

Segundo a mesma pesquisa, entre os produtos mais vendidos pela internet, estão eletrônicos e informática (71,4%), livros (70,6%), eletrodomésticos (61,9%), produtos de beleza (52,7%), artigos para casa (51,6%) e moda (51,1%). O levantamento mostra ainda que o dispositivo mais utilizado para compras online é o celular (87%), seguido por notebook (40%) e desktop (28%).

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.

Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais.


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