SEGS Portal Nacional

Economia

Vendas no varejo surpreendem e recuam apenas 0,6% em março

  • Segunda, 10 Mai 2021 10:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Orlandi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Devido às medidas de isolamento mais severas, o mercado esperava por uma queda muito maior, mas o resultado de “Supermercados” compensou a queda de outros setores

De forma surpreendente, as vendas no varejo restrito registraram queda de apenas 0,6% em março na comparação mensal dos dados dessazonalizados, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Destaque para os segmentos de “Tecidos, vestuário e calçados” e “Móveis e eletrodomésticos”, que apresentaram queda de 41,5% e 22,0%, respectivamente, e para o segmento de “Super e hipermercados”, que subiu 3,2% e, praticamente, compensou a queda dos demais. No 1º trimestre do ano, o varejo restrito acumulou queda, também, de 0,6% e, na variação acumulada em 12 meses, o resultado passou de 0,4% para 0,7%.

A variação no mês surpreendeu a muitos, dado que diversos fatores apontavam para uma queda mais forte, dentre eles, as medidas de isolamento social mais severas (fase emergencial), a falta de confiança e a falta de suporte do governo por meio de programas de auxílio.

Na avaliação dos economistas da Boa Vista, as expectativas para o mês de abril são ligeiramente melhores. A confiança recuperou, em parte, a queda observada em março e o auxílio emergencial teve a 1ª parcela paga. Contudo, os níveis de confiança do comércio e do consumidor seguem abaixo dos patamares observados antes da pandemia e o novo auxílio emergencial, apesar de dar um fôlego às famílias, é muito menor em relação ao primeiro e curto, pois serão apenas 4 parcelas no total. Além disso, outro fator deve pressionar as vendas do varejo ao longo do ano, a inflação, bem como a tentativa de frear seu ímpeto.

No ano, o IPCA avançou 2,05% (até março) e o IGP-M, 9,90% (até abril). Em reação, o Copom anunciou, em 05/05, mais um aumento na taxa Selic, que passou de 2,75% para 3,50%. Novos aumentos não foram descartados pela entidade e a tendência é de que a Selic continue subindo. Isso tende a encarecer um pouco mais o crédito ao consumidor, e tanto a taxa de captação quanto o spread já estão em alta, reduzindo expectativas para o consumo.

Mas com a retomada das atividades presenciais, setores como ‘Móveis e eletrodomésticos’ e ‘Tecidos, vestuário e calçados’, que apresentaram forte queda em março, devem restaurar parte das perdas nos próximos meses.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura mo site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version