SEGS Portal Nacional

Economia

A valorização das nossas casas foi um caminho para as vendas em 2020 e segue como grande oportunidade de negócio em 2021

  • Quinta, 22 Abril 2021 11:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Vasconcellos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

por Felipe Mendes, General Manager Latam da GfK

A maneira como as pessoas vão encarar o consumo em 2021 está apoiada sobre quatro mensagens principais: O Lar e a Casa, que se valorizaram, se digitalizaram e se equiparam; Novos hábitos, consolidados por muitas compras; Figital - ou o fim das barreiras entre Físico e Digital; e a vitória de quem entrega Confiança e Simplificação no Figital.

No ano passado, a pandemia nos colocou pra dentro de casa e nos fez olhar melhor para o que antes era considerado quase que apenas um abrigo, um lugar seguro e de descanso. Passamos a enxergar esse cenário como o local permanente para nosso trabalho, educação, entretenimento e informação.

Além de abrir questionamentos mais profundos, como novos modelos de trabalho futuro, importância dos professores e educadores, quebra de paradigmas na indústria de shows, cultura e entretenimento, e até a busca por informação confiável e praticamente em tempo real, a valorização das casas aconteceu de uma maneira que não era vista há anos e por meio de muitas compras. Hábito que se apresentou como excelente negócio em 2020 e que seguirá forte em 2021.

Brasileiros equiparam seus lares

As melhorias feitas na casa das pessoas ocorreram no mundo inteiro, mas especialmente nos lares brasileiros. O consumo de tudo o que tem a ver com reforma e aperfeiçoamento cresceu em 2020, como a compra de móveis, materiais de construção, eletrodomésticos e eletrônicos - videogames e jogos, computadores, notebooks, smartphones, tablets, câmeras de vídeo para computadores, fones de ouvido, cartuchos de tinta, equipamentos de multimídia, e outros equipamentos de incremento para estudos ou home office.

Um dado interessante foi o crescimento de 41% na venda de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e produtos de tecnologia na América Latina no terceiro trimestre de 2020. A GfK cobre esse mercado no mundo inteiro, e esse comportamento não foi presenciado em nenhuma outra região. Até houve um incremento dessas vendas no Oriente Médio e nos países periféricos à Rússia, como Armênia, Belarus, Cazaquistão, Ucrânia, mas nada comparado ao Brasil. O que nos leva a crer que, quanto mais pobre a região, mais a população precisou equipar seus lares.

Na contramão, a compra de itens externos, como veículos e peças automotivas, combustíveis e lubrificantes, roupas e calçados, livros, jornais e artigos de papelaria, caiu.

O que ainda pode ser explorado: digitalização segue acelerada

Em 2021, alguns nichos do mercado de melhorias da casa ainda poderão gerar oportunidades de negócios: incremento e digitalização das casas, em aspectos como a digitalização da segurança e da iluminação, a realização de limpeza com robôs de limpeza, e a programação à distância do ar-condicionado, por exemplo.

E todo esse acesso pode incrementar a venda de serviços de helpdesk remoto ou de pacotes de serviços digitais, como Inteligência Artificial.

O lazer e o entretenimento seguirão como pilares fundamentais para mantermos a socialização. O entretenimento digital deve ser mantido por um tempo, especialmente com a vacinação ainda caminhando no país. Ou seja, vamos precisar nos imaginar dentro dos eventos e o uso de gadgets de realidade virtual ou aumentada vão nos proporcionar essa brincadeira. A busca por mais lazer físico segue forte, e a compra por imóveis maiores ou o êxodo para cidades do interior seguirá em alta.

A realidade virtual ou aumentada também pode ser um diferencial para lojas de móveis e decoração, ao permitir que seus consumidores testem uma mudança na casa antes de colocar a mão na massa ou de efetivar a compra.

Quando a fome bate

O número de consumidores globais que cozinham por hobby pelo menos uma vez por semana cresceu 10% em 2020. Esse hábito fez aumentar também a venda de produtos que facilitam o dia a dia na cozinha, como liquidificadores, sanduicheiras, cafeteiras, e fritadeiras sem óleo.

Mas, além das utilidades que simplificaram as tarefas domésticas e estimularam hábitos saudáveis durante nossa estadia prolongada em casa, as tendências para 2021 devem abranger outros nichos.

Receber visitas em casa é uma das primeiras coisas que as pessoas querem fazer quando houver um pouco mais de abertura pelas autoridades de Saúde.

O que abre oportunidades para empresas de food service, desde comida e bebida, passando pela locação de acessórios e até serviço de garçons; reparos domésticos ou aluguel de ferramentas, seja para pendurar um quadro, uma cortina, consertar um vazamento e etc; e limpeza especializada - pré e pós festa.

O cuidado com a saúde se intensifica

A busca por equipamentos que facilitem o acesso a informações de saúde deve seguir em alta neste ano: termômetros digitais, relógios com sensores biométricos, que medem batimentos cardíacos e monitoram a atividade física, filtros de água e de ar, máquinas de lavar roupa ou louça com sistema de vaporização.

No entanto, essa categoria deve se manter diversificada, com a busca por seguros de saúde, seguro-desemprego particular, seguro para pets e outros micro-seguros, o agendamento de consultas online - a telemedicina já responde por mais da metade dos atendimentos médicos no Brasil, e a retomada por viagens, ainda que virtuais, e a compra de produtos pets, ambos como uma busca pela saúde mental e emocional.

A compra online e offline e a compra online + offline

No Brasil, os pedidos online cresceram 57% no 2º trimestre de 2020 quando comparado ao 1º trimestre do mesmo ano. Quando comparado ao mesmo período de 2019, as vendas do e-commerce foram 111% maior que as de lojas físicas. Mas é importante notar que os varejistas com atuação somente online cresceram 17% nos três primeiros trimestres de 2020, enquanto que lojistas com atendimento apenas físico tiveram queda de 27% e aqueles com atuação tanto online quanto física, os chamados Click & Brick, cresceram 77%.

Esses números reforçam a análise do futurista William Gibson, que é um especialista em ciberespaço, de que nós provavelmente somos a última geração que vai fazer fronteira entre o físico e o digital. Cada vez mais, as pessoas entenderão como normal a união entre os dois mundos, o chamado Figital. Ou seja, não fará mais diferença comprar no ambiente digital ou no ambiente físico das empresas.

No entanto, por ser ainda um movimento novo e incerto, vence no Figital quem entrega mais confiança e simplificação para seus consumidores. E o que os clientes esperam das empresas? De acordo com o levantamento da GfK, entrega gratuita a domicílio, entrega rápida, clique e retire, suporte online ou instalação estão entre os itens de eleição de uma marca.

Ou seja, a atenção ao acesso do cliente, sua experiência de compra ponta a ponta, mix de categoria, e a logística bem feita podem, juntos, impulsionar as vendas online e manter a frequência e a penetração desse cliente no seu e-commerce.

Neste ano, há ainda espaço para explorar serviços no varejo, como a oferta de serviços financeiros, algo bastante comum no varejo, mas que pode ser expandido para seguros e oferta de crédito; cuidados adicionais para o lar, como a oferta de limpeza, e a ampliação do mix de produtos, e o anúncio publicitário tanto nas lojas físicas como virtuais das empresas.

Como se vê, a adaptação e evolução das empresas neste ano pós início da pandemia são estratégias fundamentais para alavancar negócios e se manter relevante no mercado. A aceleração da transformação digital é irreversível e abre caminhos importantes para o consumo em 2021. Se você tem a informação correta sua empresa pode prever mudanças de cenário, planejar, otimizar, competir e crescer.

Felipe Mendes, General Manager Latam da GfK


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version