SEGS Portal Nacional

Economia

Open Banking coloca o cliente no controle do compartilhamento de seus dados, facilitando a aquisição de serviços e produtos em diferentes instituições financeiras

  • Segunda, 19 Abril 2021 10:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anne Hernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Unindo inovação e segurança, o novo sistema já está em sua primeira fase de implementação no Brasil

Depois da implementação do Pix, que aconteceu em novembro do ano passado, o próximo passo da agenda do Banco Central (BC) de incentivo à competitividade e modernização no Sistema Financeiro começou a ser colocado em prática no Brasil desde fevereiro: o Open Banking.

O Open Banking, que significa sistema bancário aberto, tem como principal objetivo trazer mais opções para os clientes, que poderão ter acesso a produtos e serviços de outros bancos mais facilmente. Isso porque, diferentemente do cenário anterior, no qual o banco detinha os dados dos clientes para si, com o Open Banking, os correntistas têm o controle de suas próprias informações e podem dar a permissão para seu compartilhamento com outras instituições financeiras. Assim, para adquirir um serviço de outro banco não será mais necessário informar todo o perfil financeiro novamente e começar o relacionamento do zero.

Segundo Claudio Maia, Especialista em Soluções para Integração e Transformação Digital da Axway (Euronext: AXW.PA), empresa líder em tecnologia de integração corporativa, o novo sistema tem como base três princípios: inovação, competição e transparência.

“Inovação, por conta das novas soluções e ofertas de serviço. Competição, porque como o dado é do cliente, ele poderá levá-lo para qualquer participante do Open Banking e não precisa ficar mais preso a um banco, o que teoricamente baixaria os custos, pois ele pode mudar de um provedor mais caro, para outro mais barato, de uma forma mais fácil. E a transparência, pois os clientes terão o conhecimento dos serviços que todo mundo oferece e quanto custam”, explica Claudio.

Regulamentação do Banco Central

A premissa do Open Banking é o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras por meio do uso de APIs, tecnologia que permite a integração entre os sistemas das instituições financeiras, formando um ecossistema de produtos e serviços financeiros. Para garantir a segurança dos clientes nesse sistema, apenas instituições financeiras e autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do Open Banking, de acordo com a regulamentação do BC, que prevê participantes obrigatórios, como bancos de médio e grande porte, e voluntários, a exemplo das fintechs.

Entre os dados compartilhados estarão: dados pessoais (nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço); dados transacionais (informações sobre renda, faturamento – no caso de empresas, perfil de consumo, capacidade de compra, conta corrente, entre outros); dados sobre produtos e serviços que o cliente usa (informações sobre empréstimos pessoais, financiamentos etc.).

O princípio fundamental deste compartilhamento será o consentimento do usuário, pois segundo a regulamentação do BC, os dados só serão transmitidos para outra instituição se o cliente solicitar e autorizar esse procedimento.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também garante os direitos do titular e a segurança de seus dados, dispondo que a autorização do cliente é indispensável para que as instituições financeiras transmitam qualquer tipo de dado e que estas devem expor de forma clara e objetiva qual a finalidade do compartilhamento. A lei estabelece ainda que o cliente tem o direito de retirar a autorização para tratamento de seus dados no momento em que desejar.

Além disso, outro fator que garante a segurança dos dados será a adequação das APIs especificamente para o Open Banking, tarefa que está sendo efetuada por empresas especializadas em tecnologia. Este serviço é realizado pela Axway e, segundo Claudio Maia, torna-se cada vez mais essencial, pois mesmo que as APIs já sejam usadas por empresas atualmente, elas devem se adequar à padronização exigida pelo Banco Central.

Início do Open Banking

O Open Banking já foi instaurado no Reino Unido e está em curso em países como Índia e Austrália. Aqui no Brasil, o sistema está na primeira fase de implementação, que consiste no compartilhamento de informações das prateleiras de produtos, taxas e serviços das instituições financeiras, sob supervisão do Banco Central.

Nas próximas três fases de implementação, que começam a partir de julho, as instituições já poderão realizar o compartilhamento de dados dos clientes entre si, portanto, os bancos devem estar preparados para esta transformação.

Vale lembrar que o sistema de Open Banking é apenas um primeiro passo para a transformação digital decorrente em nossa sociedade, uma vez que a mesma tendência de abertura pode ser aplicada para outras áreas, como a saúde, o varejo e seguros, trazendo agilidade e benefícios cada vez maiores para os clientes e usuários.

Sobre a Axway - A Axway dá uma nova vida à infraestrutura de TI tradicional, ajudando mais de 11.000 clientes em todo o mundo a desenvolver o que já possuem para se transformarem digitalmente, adicionar novos recursos de negócios, e impulsionar o crescimento. Com nossa plataforma de integração Amplify API - a única plataforma aberta e independente para gerenciar e governar APIs em padrões de integração, em nuvem híbrida e em soluções de terceiros - ajudamos as empresas a se integrarem mais rapidamente, alcançarem novos mercados e criarem experiências digitais brilhantes. Nossas soluções de integração MFT e B2B são a escolha mais confiável há 20 anos. A Axway (Euronext: AXW.PA) emprega mais de 1.800 pessoas em 18 países. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version