SEGS Portal Nacional

Economia

Fôlego para encarar o leão: Adiamento do prazo final para entrega do IR

  • Quarta, 14 Abril 2021 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Com a mudança, o contribuinte agora tem mais tempo para se organizar e realizar a entrega da declaração do imposto de renda. Confira as principais dicas.

Pela segunda vez na história, a Receita Federal anunciou o adiamento do prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda. A medida também foi aplicada em 2020. Dessa vez, os contribuintes terão até o dia 31 de maio para prestar contas ao Fisco. A data limite anterior era 30 de abril. A liberação dos lotes de restituições não sofreu alterações.

A pandemia de Covid-19 é novamente o principal motivo para a prorrogação, sendo mais uma medida do Governo para minimizar os impactos sociais da crise do coronavírus e com isso, dar mais tempo para quem precisa reunir todos os documentos e se planejar da melhor forma. Para esclarecer os principais pontos da mudança e ajudar o contribuinte a ficar em dia com o Leão, a IOB, uma marca da ao³, referência nas áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista, preparou algumas dicas.

"A extensão do programa de declaração veio para ajudar quem está com dificuldade para reunir a documentação necessária. Vale lembrar que aquele contribuinte que pode fazer a declaração agora, faça! Quem entregar primeiro também será restituído primeiro. Mas é uma medida que dá um fôlego a mais para o cidadão que declara", afirma Valdir Amorim, coordenador editorial da IOB/ao³.

Se puder, entregue no prazo

Por conta da crise, que ainda é uma realidade, muitos brasileiros estão trabalhando remotamente de casa, e em alguns casos, com a restrição de locomoção, não têm acesso ao informe de rendimento, por exemplo, porque deixaram o documento no escritório, ou a algum recibo de faculdade e escola, que muitas vezes se encontram fechadas por conta da pandemia.

Mas, para quem está com tudo em dia, a dica é declarar o quanto antes e garantir uma restituição mais rápida. A Receita Federal espera a entrega de cerca de 32 milhões de declarações, mas com a prorrogação, é possível que esse número aumente. Até o dia 11 de abril, 12,3 milhões de declarações já haviam sido entregues.

Débito automático

O contribuinte que optar por pagar o imposto por meio de débito automático desde a 1ª cota, deve fazer a solicitação até o dia 10 de maio. Quem declarar após esta data irá realizar o pagamento dessa 1ª cota via DARF, que será gerado pelo próprio programa. As demais cotas acontecerão via débito automático, sem nenhuma alteração.

E para quem já entregou a declaração: a data das cotas, que tinha início a partir de abril, agora começa apenas em maio. Ou seja, o cidadão tem um fôlego a mais para pagar o IR.

Modelo de declaração

Outro ponto importante da extensão é a possibilidade de mudar o modelo de declaração. Por exemplo, se a pessoa já entregou a simplificada e no mês de abril ou maio, ela registrar gastos a serem declarados, pode mudar para a declaração completa até o novo prazo (31/05). A regra vale também para casais que declararam em conjunto e agora pretendem declarar em separado. Se for mais conveniente prestar contas separadamente é possível fazer o ajuste até o fim do novo período.

Restituição

A Receita Federal não alterou a liberação dos lotes de restituição. Portanto, quem enviar antes do prazo limite, será restituído primeiro. Além disso, quem já declarou e está preocupado com a data da restituição, pode ficar tranquilo. No programa da receita, é possível visualizar se a declaração já foi processada e em qual lote sua restituição será paga.

Sobre ao³

Uma marca nova e independente, ao³ nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas e escritórios de contabilidade. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version