SEGS Portal Nacional

Economia

Autorização para transferências bancárias pelo WhatsApp inaugura nova jornada para pagamentos que poderá turbinar o Pix

  • Terça, 06 Abril 2021 11:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Por eliminar a necessidade de o usuário entrar no ambiente do seu banco, o aplicativo teria o potencial de tornar o pagamento instantâneo (Pix) ainda mais presente na vida do brasileiro

Ao conceder a autorização ao WhatsApp para realização de transferências de recursos entre seus usuários como um iniciador de transações de pagamento, utilizando-se - neste início - dos arranjos de pagamento da Visa e Mastercard, o Banco Central (BC) abre caminho para que o aplicativo, em breve, também possa incluir outras funcionalidades relacionadas a pagamentos, como a conexão com o Pix, o que pode tornar o pagamento instantâneo ainda mais popular e presente na vida dos brasileiros.

O cofundador da Xsfera, plataforma de serviços especializados de consultoria de negócios e regulatórias, focada no mercado financeiro e de pagamentos, Bruno Segatto explica que, por enquanto, poderão ser realizadas apenas transferências entre pessoas físicas. O especialista alerta que o Banco Central foi muito claro com relação à autorização restrita neste momento ao WhatsApp como iniciador de transação de pagamento. Significa, na prática, que o Facebook Pay (mais abrangente) e os arranjos de compras ainda estão em análise e, portanto, não haveria previsão de envolvimento do Messenger e Instagram.

"Desta forma, as compras em estabelecimentos usando essa ferramenta ainda não serão permitidas, mas todas essas funcionalidades serão evoluções naturais da solução." diz.

Para que o WhatsApp possa ser utilizado na transferência de valores, a conta do aplicativo deverá estar vinculada a um banco ou uma fintech, que já ofereçam uma conta transacional ao usuário. Além disso, será necessário o cadastramento dos cartões que movimentam tais contas para que a transação seja efetivada.

Os arranjos da Visa e Mastercard, aprovados na mesma data que o WhatsApp, são quem, de fato, possibilitarão que a movimentação ocorra de forma equivalente a uma transação de pagamento por cartão de débito, crédito ou pré-pago. Futuramente, é muito provável que a aplicação também esteja conectada ao Pix, que por conceito não necessitará das bandeiras para efetivação da transação.

Para o CEO da Xsfera Fausto Ferraz, o WhatsApp tem o potencial de melhorar ainda mais a experiência do usuário com o Pix uma vez que elimina a necessidade de entrar no ambiente do banco para fazer a transação.

"A maior facilidade de uso e a inquestionável capilaridade do WhatsApp, certamente, poderão contribuir para popularizar ainda mais o Pix e fomentar a geração de novos modelos de negócios. Por isso, acredito ser importante que o BC estimule, no curto prazo, o WhatsApp a também se conectar ao Pix, uma vez que a autorização concedida já permite tal atuação", diz.

A pesquisa Radar Febraban, divulgada no final de março, revelou que mais de um terço da população (38%) ainda não experimentou o Pix.

Sobre a Xsfera

A XSFERA é uma plataforma de serviços especializados de consultoria de negócios e de soluções regulatórias, focada no mercado financeiro e de pagamentos. A companhia reúne especialistas que lideraram com muito sucesso, nos últimos anos, algumas das mais bem-sucedidas iniciativas do ecossistema fintech e bancos digitais. Sua atuação contempla pesquisas qualitativas e estudos de viabilidade, apoio técnico na seleção de parceiros estratégicos, obtenção de autorização de funcionamento junto ao regulador e estruturação da operação, processos de governança, controles, contabilidade, informes legais, sistemas de informação, adesão ao SPB, continuidade de negócios e segurança cibernética.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version