SEGS Portal Nacional

Economia

ACSP: Confiança do brasileiro atinge pior nível desde o início da pandemia

  • Terça, 30 Março 2021 11:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Picolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Nordeste é a região brasileira mais pessimista; Centro-oeste e Norte do país estão um pouco mais otimistas, mas o nível ainda é de insegurança

O Índice Nacional de Confiança (INC) de março, pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) junto à Behup, caiu cinco pontos em março, se comparado com fevereiro, atingindo 76 pontos. O dado é o pior registrado desde o início da pandemia. Duas regiões brasileiras chamam a atenção pelo pessimismo: Nordeste, com 69 pontos; e o Sul, com queda de 8 pontos, chegando aos 70 pontos. A pesquisa ainda revela que no Centro-oeste a queda na confiança foi ainda mais brusca, de 13 pontos, saindo do campo otimista – acima de 100 – para o pessimista – abaixo de 100. A variação do indicador é de 0 e 200 pontos. Os pesquisadores ouviram neste mês 1.500 pessoas de todas as regiões do país.

O agravamento das crises econômica e sanitária provocadas pela propagação das novas variantes do novo coronavírus somadas ao fim do auxílio emergencial e às implementações das medidas restritivas para o comércio, bares, restaurantes e de mobilidade urbana são os fatores que influenciaram nesta queda de confiança. “Só a vacinação em massa e o retorno gradativo ao trabalho da população poderá reverter este quadro”, afirma Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Hoje, a tendência é de piora da confiança do consumidor para os próximos meses”, complementou.

Em janeiro do ano passado, quando não se tinha ainda a notícia de que havia grande número de contágios provocado pelo novo coronavírus no Brasil, a confiança estava em 100 pontos. Logo em seguida, este índice mais otimista foi caindo até maio e junho de 2020, meses que já registravam 77 pontos. Depois, começou a subir um pouco mais até outubro, época em que chegou a 87 pontos, até começar a cair lentamente. “Naquele instante havia menos medidas restritivas à economia e a sensação de que o contágio da doença estava um pouco mais controlado no país; à medida que as restrições chegavam, a confiança diminuía, mas nada que causasse um grande pessimismo no consumidor”, analisou.

O INC mede a confiança e a segurança do brasileiro em relação à sua situação financeira ao longo do tempo e indica a percepção do estado da economia para a população em geral. Além disso, também visa a prever o comportamento do consumidor no mercado. Os dados foram coletados em todas as classes sociais.

Regiões do país

O Nordeste agrega os consumidores mais pessimistas do Brasil. Em março, o INC registou 69 pontos naquela região. No Sul houve queda de fevereiro para março (8 pontos), chegando a 70 pontos. A diminuição mais brusca, no entanto, foi no Centro-Oeste, com 13 pontos. Esta região, inclusive, saiu do campo otimista de fevereiro (110 pontos) para o pessimista (97). O Sudeste caiu de 80 para 75 enquanto que o Norte foi a única localidade que a confiança subiu um ponto de um mês para outro (foi de 91 para 92 pontos).

Situação financeira

De acordo com a pesquisa, 54% dos consumidores entrevistados enxergam que sua situação financeira está ruim ou péssima, 6% a mais que em fevereiro. Do número total, apenas 25% dos brasileiros se veem bem financeiramente, 4% a menos que no mês passado. Do total, 61% acham que o Brasil está caminhando para a direção errada.

Emprego

Do universo de entrevistados, 65% perdeu o emprego ou conhece alguém que ficou desempregado nos últimos seis meses e 49% acha que tem grandes chances de isso acontecer daqui para frente, por causa da economia. Opiniões mais globais feitas em cima deste assunto são ainda mais alarmantes. É que 72% acreditam que o desemprego vai aumentar no Brasil a partir de agora. Este número subiu 11% em relação a fevereiro.

“Estamos alertando há algum tempo que os empresários não terão condições de segurar os empregos dos trabalhadores, se não houver contrapartidas do poder público como a redução de alguns impostos e o aumento de prazo para pagamento de outros, além de acesso facilitado a crédito com juros baixos”, enfatiza Solimeo. “As pessoas estão começando a perder os empregos e a tendência é piorar ainda mais se nada for feito de efetivo para ajudar os empresários”, emendou.

Consumo

Os brasileiros também estão menos dispostos a gastar neste momento. De acordo com o economista Marcel Solimeo, a falta de dinheiro ocasionada pela inexistência do auxílio emergencial e o fechamento dos postos de trabalho por conta da crise econômica influenciaram diretamente na confiança do consumidor brasileiro. Hoje, apenas 22% dos entrevistados se sentem mais confiantes em investir parte de suas economias em bens de grande valor como carro ou casa. No mês passado, 27% diziam estar com esta confiança. Os números são, praticamente, os mesmos quando as pessoas são perguntadas em relação a bens de valor médio necessários para as casas como geladeira ou fogão. Em março, só 21% mostram confiantes em fazer este tipo de compra, 6% a menos do que em fevereiro. “Acabou a reserva”, diz Solimeo. “Quem comprou, comprou”, finalizou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version