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Dia do Consumidor 2021: o que o e-commerce deve esperar

  • Sexta, 12 Março 2021 11:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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61% dos consumidores pretendem adquirir itens de necessidade por preços mais baixos

Na contramão da crise que assola o mundo desde que a pandemia do coronavírus se estabeleceu, o comércio eletrônico deve registrar números positivos em 2021, repetindo o que ocorreu em 2020.

A adoção de novos hábitos por conta da pandemia, incluindo a chegada de um imenso contingente de consumidores ao universo online, deve potencializar os resultados da primeira data comercial de 2021, o Dia do Consumidor, que acontece no próximo dia 15 de março.

Em 2020, o faturamento dos e-commerces no Dia do Consumidor bateu R$3.62 bilhões. Do total de consumidores, quase metade - 47% - dos compradores eram novos no ambiente online.

Segundo levantamento realizado pela All iN & Social Miner em parceria com a Opinion Box, que ouviu 1050 brasileiros, 32% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas do Dia do Consumidor, enquanto 44% ainda estão indecisos.

Do total de entrevistados pela pesquisa, 61% pretendem comprar itens de necessidade que estejam com preços melhores.

Outro número chama a atenção na pesquisa. 55% dos consumidores apontam que desistiriam da compra se o frete fosse muito alto. “Durante todo o ano, não só em datas comemorativas ou comerciais, o frete é um fator que recebe atenção especial na nossa empresa. Nós temos uma sistemática e política de financiar parcialmente o frete para o cliente, reduzindo o impacto desse valor. Além disso, nas compras acima de R$ 350,00, também oferecemos frete grátis para as consumidoras”, explica José Augusto, diretor da La Femme, referência em calçados flats no Brasil.

Entre as pessoas entrevistadas, 48% das mulheres ainda dizem estar indecisas em relação a aproveitar a data. “Mais de 55% do total de compradores on-line é formado por mulheres, de todas as faixas etárias. É preciso que o mercado eletrônico olhe para essa fatia e entenda as necessidades do público feminino. Mesmo sendo a parte mais afetada pela crise, nós somos chefes de família de mais da metade dos lares brasileiros”, pontua a consultora e fundadora da GirlBoss Empreendedora, Tânia Gomes Luz.

“Black Friday” do primeiro semestre

O atendimento é outro fator destacado na pesquisa. As jornadas omnichannel - compras ora online, ora físicas - impactam a preferência dos consumidores: 56% preferem comprar online, enquanto 41% preferem as lojas físicas. 39% deverão comprar por aplicativo.

“O Dia do Consumidor é chamado de ‘Black Friday do primeiro semestre’, tamanho o potencial que a data tem para o comércio, tanto eletrônico quanto físico. Além de focar na personalização, que é essencial nos dias atuais, o lojista deve também aproveitar várias frentes para se conectar com seu consumidor. Redes sociais, e-mail marketing, e funcionalidades no próprio e-commerce, que convertem em mais vendas. Layovers com cupons de desconto para primeira compra e frete grátis, por exemplo, tendem a ser bastante atrativos e são ferramentas fáceis de instalar”, explica Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, empresa de tecnologia especializada em e-commerce.

O estudo ainda aponta que 53% dos compradores também devem buscar por itens de desejo nessa edição do Dia do Consumidor. “Não faltam promoções no segmento de calçados e vestuário, e a facilidade de comprar pela internet e receber em casa é um ponto bastante relevante. Para quem deseja aproveitar a data e adquirir peças-desejo, o melhor a fazer é: opte por peças que complementam o que já existe no seu armário, otimizando os looks. Em época de home office, vale focar em peças elegantes e confortáveis, ideais para usar em casa mas que se adequam a uma reunião online”, finaliza a influencer e consultora de moda Marcéli Paulino.

La Femme

A La Femme é referência no segmento de calçados flats com pedrarias no Brasil. Com um parque fabril de 2.500 m², a marca produz para mais de 1.000 lojas multimarcas em todos os estados do Brasil e no mundo, como África do Sul, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, Emirado Árabes Unidos, Estados Unidos, Paquistão, Paraguai. Com produção diária de 1.500 pares, a La Femme já produziu e distribuiu mais de 3,5 milhões/pares no mercado nacional e internacional.

Tânia Gomes Luz

Conselheira e Estrategista de Digital Branding, Founder da GirlBoss, com mais de 10 anos de carreira, a profissional teve grandes cargos de destaque no meio empresarial, foi CEO da 33&34 Shoes, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), Infracommerce, underDOGS, Maplink, entre outras. Atualmente, Tânia não se limita apenas a gerenciar empresas. Além de empresária e palestrante, a profissional é Conselheira do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo, Digital Branding Professor na Be Academy e Board Advisor, Living Lab MS. Entusiasta e pesquisadora nas áreas de branding, cultura digital e startups.

Codeby

Há mais de 6 anos no mercado de tecnologia, a Codeby contribui diariamente para o crescimento de negócios online de diversos segmentos e portes. Empresa apaixonada por tecnologia, motivada a buscar constantemente as melhores e mais completas soluções através de desenvolvimento de e-commerce, plataformas e funcionalidades. Clientes: Shoulder, Lego, Valisere, CIA. Marítima etc. Países em que a empresa está presente: México, Romênia, Chile, entre outros. Saiba mais: https://codeby.com.br/

Marcéli Paulino

Formada em Jornalismo de Moda - IED SP, “Fashion Communication” na Central Saint Martins, Londres, Marketing Digital pelo SENAC e Consultoria de Imagem pelo curso da Paula Martins. Atualmente, é empreendedora e autora do LINDIZZIMA BLOG por Marcéli Paulino. A profissional conta com uma rica experiência com Deborah Bresser, Silvana Holzmeister e Lula Rodrigues, cobrindo todas as semanas de moda importantes do país – SPFW, Fashion Rio, Senac Rio Fashion Business e Minas Trend Preview, entre outras, e passagem por sites como IG Moda, Universia e Moda TV Tribuna. Marcéli ainda conta com conhecimento em Vitrinismo, Estamparia, Fotografia e Coloração Pessoal.


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