SEGS Portal Nacional

Economia

Lift Learning: projeto piloto da Fenasbac com BC apresenta primeiros resultados

  • Quinta, 11 Março 2021 08:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Agnello
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Uma das quatro empresas que fizeram parte da primeira edição da iniciativa que visa aproximar universidade, empresas e comunidade e foca no desenvolvimento de inovações que beneficiem o sistema financeiro nacional, foi a fintech PagueVeloz

Unir universidades, empresas ligadas ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) e as principais necessidades do setor em termos de inovação pode não ser simples. Mas para a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, essa ação ganha um importante passo: o Lift Learning. O projeto teve seu primeiro piloto realizado no último ano e envolveu estudantes da Universidade Federal de Brasília (UnB), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf) e quatro empresas da área financeira: PagueVeloz, Vamos Parcelar, Bxblue e o Banco de Brasília.

O desafio das equipes multidisciplinares formadas por estudantes e gestores das companhias é desenvolver soluções inovadoras para gargalos identificados na rotina financeira de empresas e dos consumidores. “No Lift Learning, empresas que buscam soluções inovadoras para problemas específicos poderão criar oportunidades de aprendizado experimental. Isso fortalece o ecossistema de inovações, com grandes benefícios para o Sistema Financeiro Nacional (SFN)”, destacou na apresentação do projeto piloto, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Gestão de benefícios e pagamentos via Pix

Uma das iniciativas apresentadas ao fim da primeira edição do projeto foi um app para gerenciamento de benefícios corporativos, com opção de pagamento via Pix. A iniciativa foi realizada pelos estudantes em parceria com a PagueVeloz, fintech que tem como foco agilizar o processo de recebíveis e a gestão financeira de pequenos negócios via conta digital. No projeto, todos os benefícios oferecidos por uma empresa seriam direcionados a uma conta digital do colaborador, gerenciada via aplicativo. Ao invés de contar com diversos cartões, o funcionário poderia não só unificar a gestão de seus recebíveis como ainda realizar os pagamentos via Pix. Além disso, caso o empregador libere a funcionalidade, o usuário poderá utilizar o app para outras funções financeiras, como pagamento de contas e envio de valores via Pix.

“A ideia do Lift Learning é justamente criar protótipos funcionais, que possam suprir alguma lacuna no mercado financeiro. Nossos estudantes receberam o direcionamento da gestão da PagueVeloz e a partir dessa troca, em um processo de fortalecimento do conhecimento deles no sistema financeiro, criaram o projeto”, diz o professor Ricardo Paixão, coordenador geral do Lift Learning.

Mateus Oliveira foi um dos estudantes da UnB que participou do projeto junto com a PagueVeloz. “O que eu mais gostei foi de ter me envolvido diretamente nesse ambiente de fintechs, entender o funcionamento de diversas empresas e ter mexido com o Pix que pra maioria das pessoas foi uma das únicas coisas boas de 2020. Pude trabalhar com linguagens de programação que até então não havia tido a oportunidade, o que foi muito positivo”, diz. Já o estudante Erick Reis comenta que entender melhor as camadas de segurança por trás do sistema financeiro foi um dos pontos mais positivos do projeto: “Além do aprendizado com o Pix, acredito que também evolui muito no desenvolvimento mobile utilizando o React Native, e consegui entender a importância dos testes automatizados tanto no aplicativo quanto no servidor”.

Paulo Gomes, CEO da PagueVeloz, acredita que a participação no projeto é estratégica, já que a empresa se aproxima das demandas de mercado e ainda da formação de profissionais especializados. “O setor de pagamentos é um dos mais dinâmicos no país. A Pagueveloz, como uma fintech que se propõe a desbravar esta revolução regulatória, fornece de forma simples, segura e rápida novas opções de serviços ao mercado. Neste contexto, o projeto nos aproxima da academia para tornar o fomento de novos negócios mais dinâmico e próximos da realidade dos consumidores”, reforça.

Agora, a fintech estuda a comercialização do projeto piloto apresentado no Lift Learning. Ainda em 2021, a iniciativa do BC deve ganhar novas edições, com expansão prevista para contemplar universidades e empresas em todo o país.

Criada em agosto de 2012, a PagueVeloz nasceu para desburocratizar e agilizar os processos de recebíveis no Brasil. Desde o início da operação os principais serviços da empresa foram as máquinas de cartão com opção de parcelamento e antecipação de recebíveis 100% instantânea, além de conta digital com serviços de boleto, Pix, Saque Digital, SMS, Pagamento de Contas, Recarga de celular, Extrato, entre outras funções que simplificam a vida dos clientes e também agilizam o cotidiano dos seus pequenos negócios. Tem unidades em Blumenau (SC) e São Paulo (SP), junto a uma atuação que se desdobra por todo o Brasil. Mais informações sobre a PagueVeloz – empresa de serviços financeiros customizados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version