SEGS Portal Nacional

Economia

E-commerce: 10 mitos e verdades das compras on-line

  • Quarta, 17 Fevereiro 2021 09:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mylena Zintl
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Aplicativo VIPy, do Movimento Compre&Confie, revela fatos que demonstram que o ambiente digital é seguro para os consumidores realizarem seus pedidos

O comércio digital está em constante progresso e aperfeiçoamento em âmbito nacional e mundial. Porém, apesar de toda evolução conquistada pelo e-commerce até o momento, alguns consumidores ainda têm preocupações ao realizarem suas compras pela internet. Isso ocorre devido à falta de confiança ocasionada por alguns mitos existentes e que acabam fazendo com que muitas pessoas desistam de concluir seus pedidos.

Com o propósito de desmistificar algumas das principais questões que impedem os consumidores de comprar on-line, o VIPy, aplicativo de segurança digital desenvolvido pelo Movimento Compre&Confie, elencou os 10 principais mitos e verdades sobre o tema, a fim de trazer cada vez mais confiabilidade e transparência ao e-commerce.

1) Há mais risco de comprar produtos falsificados

Mito: Não há risco ao adquirir produtos duvidosos se a loja for confiável. Já existem algumas ações para que os clientes possam optar por varejistas que garantem a autenticidade do item, dentre elas está uma das funcionalidades do aplicativo VIPy, na qual os usuários podem checar quais são as lojas virtuais certificadas com o selo de confiança Compre&Confie.

2) Os preços na internet são mais baixos

Verdade: Sim, comprar em lojas on-line é mais em conta do que em físicas, pois os custos da empresa são mais baixos, a entrega não é sempre imediata e não há vendedores para convencer os compradores, fazendo com que os preços se tornem o único chamariz do produto.

3) Não terei assessoria da loja após a compra

Mito: Muitas organizações buscam manter a relação com o consumidor até após a confirmação do pagamento. Disponibilizam acesso para acompanhamento da entrega, reforçam que há a possibilidade de trocar o item, contam com atendentes que auxiliam em qualquer questionamento dos compradores e oferecem canais digitais como suporte para que o cliente se sinta amparado.

4) Na internet tem mais variedade

Verdade: Sem dúvidas, um dos diferenciais de comprar on-line é a possibilidade de acessar lojas digitais do Brasil e do mundo. Isso faz com que as pessoas não estejam limitadas somente às lojas de sua região e possam obter um leque muito maior de produtos.

5) Terei meu cartão clonado

Mito: Lojas que são reconhecidas no ambiente digital, têm equipes responsáveis por cuidar exclusivamente dos dados dos compradores e mantê-los seguros. Diariamente as empresas buscam alternativas para garantir a proteção de seus clientes, fazendo com que dificulte ao máximo o processo de clonagem. Hoje é possível, também, contar com o apoio de aplicativo, como o VIPy que ajuda a checar a confiabilidade da loja.

6) Preciso checar o valor do frete

Verdade: É de extrema importância que os consumidores avaliem o valor do frete de cada loja virtual e façam um comparativo, pois muitas vezes você pode pagar muito mais caro do que se tivesse adquirido o produto em uma loja concorrente, que anuncia um preço mais justo.

7) Só posso comprar com cartão de crédito

Mito: Hoje, as lojas disponibilizam outras formas de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Boleto bancário e débito on-line são algumas das opções para que os consumidores se sintam mais confortáveis e possam realizar suas compras com mais comodidade.

8) É possível comprar roupas do tamanho certo

Verdade: Muitas lojas de vestimentas no ambiente digital apresentam uma tabela de medidas vinculada a cada roupa disponível e ao tamanho em questão. Além disso, algumas empresas também apresentam o tamanho utilizado pela modelo que está vestindo a peça, o que facilita o processo de comparação.

9) Não consigo trocar produtos comprados no e-commerce

Mito: Em qualquer compra realizada pela internet é possível fazer a troca do produto, sem precisar de justificativa, visto que o cliente não teve contato direto com o item antes de comprar e pode quebrar expectativas. Para isso, o Código de Defesa do Consumidor reforça que o prazo para troca ou devolução se limita a sete dias após seu recebimento e é essencial que o produto esteja perfeitamente conservado.

10) Comprar on-line traz mais comodidade

Verdade: Adquirir produtos pela internet traz muito mais conforto, facilidade e diversas outras vantagens aos clientes. Realizar uma compra e recebê-la no endereço desejado, com apenas um clique e sem sair de casa, faz com que muitos consumidores deixem de ir às lojas físicas e prefiram realizar virtualmente.

Sobre o VIPy

O VIPy é um aplicativo que faz parte do T. Group, holding que reúne negócios dedicados à evolução do setor de e-commerce no Brasil. Com o intuito de promover a segurança no ambiente digital, o app permite aos consumidores ter mais segurança e controle de seus dados na hora de comprar online. O objetivo principal do app é diferenciar de forma clara e rápida os fraudadores dos demais consumidores, recompensando estes últimos com benefícios e vantagens na hora de comprar online. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version