Setor do comércio fecha positivo em Sorocaba
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) reúne as informações sobre as admissões e demissões, feitas pelas empresas que oferecem empregos com carteira assinada.
Em dezembro de 2020, no demonstrativo de todos os setores econômicos, houve 6.961 funcionários admitidos e 7.495 demitidos, um saldo negativo de 534 vagas. Já o setor de comércio, foram 1.779 admissões contra 1.632 demissões, saldo positivo de 147 postos.
Infelizmente, o setor de serviços foi o que mais se ressentiu neste final de ano, empregando 3.575 pessoas e demitindo 4.487. O que, segundo a economista da Associação Comercial de Sorocaba, Carla Giuliani, se explica pela pouca atividade industrial e a retração da economia.
O setor industrial, outro segmento muito forte em Sorocaba, admitiu 1.116 pessoas e demitiu 967. Saldo positivo de 149 oportunidades.
“Em relação aos últimos doze meses, Sorocaba mostra a recuperação dos empregos com carteira assinada. Apesar das variações entre as atividades, o fechamento voltou praticamente ao mesmo número de ocupações existentes em dezembro de 2019, que eram de 187.458 vagas ocupadas contra 187.570 registradas no último mês de 2020, resultando em um saldo de 112 postos e aumento de 0,06%”, explica Carla.
É importante ressaltar que estes dados não consideram os empregos não formais e a massa de jovens que teriam buscado o primeiro emprego. “Agora é aguardar como a economia vai reagir e ter esperança de mais resultados positivos”, finaliza a economista da ACSO.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>