Cautela faz e-commerce cair no Natal, mas fechar o ano no positivo
As vendas de Natal nas lojas físicas e online tiveram uma queda de 1,8% comparada ao mesmo período de 2019, segundo dados do levantamento do índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Durante todo o ano de 2020, por outro lado, as vendas cresceram 15,5%, efeito do isolamento social causado pela Covid-19.
De acordo com Gabriel Lima, CEO da Enext, muitos consumidores foram cautelosos no momento da compra, preferindo adquirir menos e poupar mais, já que o futuro ainda é incerto. “O principal fator que impactou o varejo físico foi a restrição de circulação durante as festas de fim de ano, principalmente no estado de São Paulo. Com isso, muitas pessoas deixaram de comprar uma lembrança como de costume, uma vez que as celebrações foram na maior parte dos casos com um menor número de pessoas”, aponta.
De acordo com o executivo, outros fatores que motivaram a redução do consumo dos brasileiros foram o fim do auxílio emergencial, o aumento da inflação e o elevado índice de desemprego. Apesar disso, segundo o empreendedor, o cenário é promissor para o varejo em 2021, principalmente para o e-commerce nacional. Mesmo que a trajetória econômica do país ainda seja incerta, existem ainda pontos favoráveis para o crescimento.
“Nós mudamos de patamar com relação a representatividade do e-commerce em relação ao varejo total, que está próximo de 20%. Será um ano de consolidação para o setor, até porque muitos líderes digitais têm investido e transformando seus canais, que antes eram apenas estratégicos, em algo essencial para os consumidores”, explica.
Sobre Gabriel Lima
Gabriel Lima é CEO e fundador da Enext, consultoria especializada em comércio eletrônico do grupo WPP. Mestre em administração de empresas pelo Insper, é autor dos livros Comércio Eletrônico: Melhores Práticas do Mercado Brasileiro e Líderes Digitais. Entre 2017 e 2020, foi representante do Brasil na UNIDO para desenvolvimento sustentável de negócios digitais nos países BRICS (Goal #9) . Exercendo seu papel, representou o Brasil na China, Índia, Suíça e Áustria liderando o desenvolvimento dos relatórios sobre o panorama do ecommerce brasileiro.
Sobre a Enext
A Enext é uma empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais. Os serviços abrangem desde planejamento estratégico e transformação digital, passando por implantação de plataformas, Mídia, Business Intelligence e CRM. A empresa é responsável por projetos digitais para grandes marcas, como: BASF, PUMA, C6 Bank, Mondelez, Novartis e Sephora.
Fundada em 2008, a empresa com sede em São Paulo conta com mais de 200 colaboradores e mais de 70 clientes ativos, e credita o seu sucesso à tríade: foco no cliente e nos seus desafios, na capacitação e engajamento das pessoas, e na excelência das entregas e dos resultados.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>