SEGS Portal Nacional

Economia

Goiás adere a acordo do Ministério da Economia que prevê teto de preços para compras da Microsoft

  • Quinta, 07 Janeiro 2021 18:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Warlem Sabino
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Acordo implica em aplicação de um teto máximo de preços e resulta em economia nas licitações de produtos de Tecnologia da Informação (TI) da Microsoft​

Medida resulta em economia de 23%, em média, com esse fabricante e é modelo para outros Poderes e instituições do país

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi) assinou adesão ao acordo corporativo do Ministério da Economia com a Microsoft. Na prática, a medida implica em aplicação de um teto máximo de preços e resulta em economia nas licitações de produtos de Tecnologia da Informação (TI) dessa fabricante. A iniciativa do governo federal já é modelo para outros Poderes e instituições. Outros órgãos que também aderiram ao acordo feito com a Microsoft foram o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG).

Ao estabelecer limite de preços, o governo federal economiza em média 23% nas compras de produtos de TI da Microsoft. A aplicação de teto é uma medida em vigor desde o final de 2019 nas licitações de todos os órgãos do governo federal. Apenas no acordo com essa fabricante, é estimada economia de R$ 71,4 milhões em cinco anos. A estimativa leva em conta o valor pago em contratos do governo com a empresa nos últimos cinco anos: R$ 305 milhões.

“É uma medida de rigor com o dinheiro do imposto pago por cada brasileiro e de equilíbrio nos preços das contratações. Hoje, ministérios, fundações e autarquias do governo federal que compram em menor quantidade obtêm preços competitivos, da mesma forma que outros órgãos do governo que compram mais. Quem está comprando é sempre o governo federal, independentemente do órgão e do fornecedor da tecnologia”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

Para o subsecretário de Tecnologia da Informação da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes, os ganhos do acordo com a Microsoft são de otimização de recursos, escalabilidade na compra e redução de custos. “O Estado vai adquirir licenças e ferramentas com ganho financeiro e sinergia com os órgãos federais, melhorando a prestação de serviços para o cidadão goiano”, avalia.

Outros acordos

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia já firmou também acordos corporativos com IBM, Red Hat, Qlik e VMWare, além da Microsoft. A partir desses acordos, foram publicados catálogos com os produtos de cada um dos principais fornecedores de TI e o respectivo teto de preço para cada um deles. No caso da Microsoft, o catálogo dispõe de 2 mil itens.

Nenhuma licitação do governo pode extrapolar os valores expostos nesses catálogos. Houve ainda a publicação pelo governo de dois catálogos unilaterais, da Symantec e da Adobe, sem que houvesse o acordo. Com a Oracle, é negociado novo acordo.

“O enxugamento e a otimização dos recursos são prioritários para o governo federal e, no caso das compras de TI, havia um importante desequilíbrio entre o que pagavam os diferentes órgãos para o mesmo item de TI da mesma fabricante. É um desequilíbrio que a medida visa corrigir”, acrescenta Luis Felipe Monteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version