SEGS Portal Nacional

Economia

A garantia de receita como alavanca da eficiência operacional na retomada

  • Terça, 10 Novembro 2020 12:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*por Pedro Barra

A pandemia literalmente sacudiu a realidade de muitas empresas. Parte dos setores viu sua demanda explodir momentaneamente. Entretanto, a maioria dos segmentos viu sua procura minguar repentinamente.

Para o grupo que experienciou a explosão, foi tempo de testar a escalabilidade dos negócios e a capacidade de gestão de mudança. Já para o grupo que passou pela baixa procura, o momento foi de fazer ajustes no planejamento anual, buscar alternativas para contornar o momento de crise e aproveitar a capacidade intelectual ociosa para incrementar a eficiência operacional.

Nesse sentido, o foco inicial mais comum é a redução de custos, que realmente pode trazer benefícios significativos. Porém, não se pode esquecer da garantia de receitas, que pode trazer benefícios tão grandes quanto ou ainda maiores do que o ataque às linhas de custo. E, melhor ainda, sem contrapartidas que, por vezes, estão associadas à redução de custos, como a diminuição de níveis de serviços, por exemplo.

Um pequeno erro de cadastro pode gerar grandes impactos no faturamento mensal de uma empresa. A ineficiência nos processos de conversão de faturamento, conciliação ou cobrança pode levar a um grave problema de caixa. Assim, a garantia de receita tem um objetivo simples: assegurar que o serviço prestado e/ ou produto entregue seja faturado e pago nos valores e prazos corretos. Ou seja, fazer com que todo o esforço da empresa na prospecção e conversão de novos negócios possa ser efetivamente capturado e incorporado aos resultados.

Porém, apesar do objetivo ser simples, é necessário identificar e priorizar as maiores oportunidades para serem efetivamente capturadas. Para isso, alguns passos essenciais precisam ser seguidos, tais como o mapeamento dos processos-chave relacionados à geração e captação de receitas, a identificação dos principais gargalos, a definição dos indicadores de perda de receita e o estabelecimento da governança sobre o tema na organização.

Para garantir a eficiência na identificação e captura das oportunidades, bem como a perenidade dos ganhos, podem ser aplicadas tecnologias que hoje já estão difundidas e acessíveis, como o Process Mining e o RPA (Robotic Process Automation), que compõem um arsenal poderoso quando combinadas com uma governança clara e funcional estabelecida para o tema.

Para as empresas que não conseguiram dar foco nisso durante a pandemia, este é o momento de correr atrás. Com a retomada dos negócios ganhando força, ainda é tempo de trabalhar a preparação para o aumento da demanda, que esteve reprimida nos últimos meses. E, assim, evitar que os problemas relacionados à baixa eficiência operacional existente cresçam no mesmo ritmo que as receitas. É tempo de melhorar o fluxo financeiro e otimizar a geração de caixa.

* Pedro Barra é gerente sênior de riscos e performance da ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS (canal de denúncias, diligência de terceiros, background e monitoramento de funcionários, e treinamentos on-line), com o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti.

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética desde 2015, no Brasil conta com cerca de 400 profissionais em 5 escritórios localizados em São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem a mais de 600 empresas de diferentes portes e segmentos. No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®️.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version