SEGS Portal Nacional

Economia

Comportamento do IPCA e sua relação com a inflação

  • Quinta, 29 Outubro 2020 11:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Marcos Antonio de Andrade

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que tem por objetivo apresentar indicadores da inflação oficial no mercado brasileiro, acompanha a variação da cesta de produtos e serviços para famílias com renda de 1 a 40 salário-mínimo em diversas regiões metropolitanas brasileiras.

Na mais recente pesquisa divulgada na terceira semana de outubro de 2020, esse indicador apresentou aumento significativo em segmentos importantes como alimentação e bebidas, segundo o IBGE.

O registro desses aumentos preocupa, e muito, porque ambos representam aproximadamente um quarto do orçamento das famílias brasileiras. Os produtos que mais contribuíram para essa aceleração foram: carnes (+4,83%), que registrou aumento pelo quinto mês consecutivo, óleo de soja (+22,34%), arroz (+18,48%), tomate (+14,25%) e leite longa vida (+ 4,26%).

Apesar da importância e peso significativo desses aumentos, a preocupação no momento é identificar quais as razões que motivam esses registros, classificados como desproporcionais, devido a situação atual de mercado. Isto porque, os indicadores de demanda da economia sinalizam cenário de recessão e não de aceleração da economia para o exercício de 2020.

Neste momento, acreditamos que é importante observar com mais propriedade determinados movimentos que estão acontecendo no comportamento de consumo das famílias brasileiras. Não é absurdo considerar que o aumento desproporcional de preços, principalmente nos alimentos e bebidas, possa ser classificado como sazonal, ou seja, movimentos temporais como prazo determinado de duração.

Para reforçar essa teoria seguem dois exemplos:

- Preocupação com uma eventual escassez de determinados produtos, faz com que haja uma procura acentuada por alimentos e bebidas;

- Auxílio emergencial, disponibilizado pelo governo, possibilita manutenção de consumo e até mesmo realização de estoque de alimentos devido ao futuro incerto.

Essas duas variáveis podem justificar parte das distorções registradas nos aumentos dos preços, principalmente alimentos e bebidas. Isto porque, até o momento, os indicadores da economia brasileira não apresentam sinais efetivos de recuperação, além de proporcionar incertezas em relação ao mercado de trabalho e alternativas de geração de renda para as famílias brasileiras.

No entanto, essa alta desproporcional mesmo que classificada como sazonal, representa efetiva preocupação com os indicadores que sinalizam aumento de inflação. Isto porque, o que menos se deseja no cenário atual é um descontrole inflacionário, que deve acarretar aumento desproporcional na taxa de juros e efetivo cenário de incertezas quanto ao futuro do mercado brasileiro.

A volta de um cenário inflacionário compromete de forma significativa a retomada da atividade econômica, retorno dos investimentos e com isso, a possibilidade de geração de novos empregos e renda.

Marcos Antônio de Andrade é mestre, pós-graduado e graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior. É pós-graduado em Finanças. É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de Ciências Sociais Aplicadas nos cursos de Administração e Comércio Internacional.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version