SEGS Portal Nacional

Economia

A inovação no departamento de contas a receber como motor da adimplência

  • Terça, 13 Outubro 2020 14:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Keth Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os efeitos positivos da inovação moldam a gestão eficiente do departamento

Oferecer um relacionamento personalizado aos clientes não é uma tarefa fácil para os gestores de contas a receber. É comum haver uma alta complexidade operacional nos departamentos financeiros das empresas, que dificultam a criação de processos operacionais eficientes e a comunicação apropriada com clientes, capazes de manter os índices de inadimplência em níveis reduzidos.

Neste contexto, a inovação tem assumido protagonismo na potencialização da eficiência nos departamentos financeiros. Com ferramentas tecnológicas, as empresas reduzem horas de trabalho do time dedicadas às atividades repetitivas e de baixa complexidade no contas a receber, permitindo o direcionamento dos esforços para a construção de relacionamentos personalizados com os clientes. Além disso, as soluções inovadoras favorecem a valorização dos profissionais da área, pois potencializam a produtividade e trazem resultados quantificáveis ao time.

Estrutura operacional encontrada nas empresas

Frequentemente, os departamentos de contas a receber das empresas no Brasil possuem grande parte de suas atividades operacionais realizadas de forma manual pelo time financeiro. Essa condição negativa é uma contribuição inconsciente da organização para que a inadimplência permaneça em elevados níveis, como se fosse inerente ao segmento de atuação ou simples característica dos clientes da empresa.

As lacunas de eficiência derivadas da gestão ineficiente exigem grande e desnecessário tempo dos profissionais e ofuscam o potencial das equipes. Normalmente, os times financeiros das grandes empresas apresentam diferenciada formação acadêmica e elevada capacidade técnica, mas acabam sendo remunerados para executar atividades rotineiras ao invés de gerenciar e aprimorar o processo operacional.

Como a eficiência operacional impacta a relação com os clientes

Um dos aspectos centrais da gestão eficiente de contas a receber é a forma como a empresa se relaciona com seus clientes. O redesenho operacional, fruto da inovação, permite o redirecionamento estratégico dos profissionais para repensar a comunicação com clientes. Já atingimos uma sofisticação tecnológica que permite ao time construir relações individualizadas com os clientes, representando uma mudança estrutural de relacionamento.

Essa evolução permite, por exemplo, a aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina para modelar o comportamento de pagamento dos clientes e melhorar a gestão do contas a receber. De forma complementar, é possível automatizar a criação de matrizes de canal de contato, a partir da hierarquia de canais de maior frequência de resposta de cada cliente, melhorando o relacionamento e reduzindo despesas operacionais.

Importante destacar que a inovação não aparece apenas na forma de ferramentas e de desenho operacional no departamento financeiro, a dimensão mais relevante da inovação é pouco discutida e endereça como os dados originados em diferentes atividades se transformam em insumos para a melhoria dos processos. É comum encontrar empresas engajadas em introduzir tecnologias inovadoras no departamento que produzem dados de forma contínua, mas que não acessam o grande valor oferecido pelos dados por não haver interações entre eles.

O caminho usual encontrado pelas empresas para acessar o valor dos dados gerados nas atividades no contas a receber passa pela utilização de ferramentas abrangente que já possuem a estrutura pronta para a interação dos dados, ou pela criação de times de engenheiros de dados e cientistas de dados para construir o caminho até lá.

Logo, a gestão inteligente no departamento de contas a receber depende do tripé de inovação, composto pelas ferramentas, pelos processos e pela interação dos dados gerados no departamento. Tal eficiência é rapidamente percebida pelos clientes que, como resposta, condicionam a pontualidade nos pagamentos.

*Pedro Bono é CEO e cofundador na Receiv, plataforma inteligente de contas a receber. É Doutor pela FGV e professor de gestão de risco de crédito nas melhores escolas de negócio do país.

Sobre a Receiv

A Receiv é um CRM inteligente para contas a receber, que otimiza atividades operacionais de toda a jornada de cobrança. Fundada em 2014, ajuda empresas a aprimorar o relacionamento e a experiência do cliente que se encontra em situação de inadimplência. A solução All-in-One Cloud é de fácil usabilidade e atende tanto empresas B2B quanto B2C. Ipiranga, Brinks, Unimed e ePharma são alguns clientes. Veja mais: https://www.receiv.it/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version