SEGS Portal Nacional

Economia

Saldo total da carteira de crédito em agosto deve crescer 11,6%, mostra pesquisa da FEBRABAN

  • Segunda, 28 Setembro 2020 11:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Caso a estimativa seja confirmada nos dados oficiais do Banco Central, que serão divulgados na próxima segunda (28), será a maior taxa desde novembro de 2014 (11,7%), reforçando os sinais de retomada da economia

O saldo consolidado do crédito em agosto deverá apresentar alta mensal de 1,5%, e de 11,6% na variação de 12 meses, revela a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, feita com os principais bancos do país, que representam, dependendo da linha de crédito, de 39% a 91% do saldo total do sistema financeiro nacional.

Caso a estimativa do levantamento seja confirmada nos dados oficiais do Bacen, que serão divulgados na próxima segunda-feira (28), será a maior taxa desde novembro de 2014 (11,7%). Desta maneira, o saldo total de crédito deve manter a expansão de dois dígitos pelo segundo mês consecutivo, mostrando aceleração em relação ao crescimento registrado em julho (11,3%).

A pesquisa da FEBRABAN é uma prévia do resultado das operações de crédito (saldos e concessões) do mês anterior à sua publicação, e é realizada com base em informações reportadas pelas instituições financeiras de grande porte com cerca de uma semana de antecedência à publicação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central.

O levantamento mostra que em volume, o estoque de crédito deve subir para R﹩ 3,72 trilhões, equivalente a cerca de 52% do PIB, maior proporção em relação ao Produto Interno Bruto brasileiro desde o primeiro semestre de 2016. "As estimativas de nossa pesquisa, se confirmadas, mostrarão uma retomada mais consistente da atividade econômica e do consumo das famílias. Também reforçam mais uma vez o papel que o sistema financeiro tem desempenhado durante a crise da Covid-19, sempre buscando mitigar os impactos negativos da pandemia", avalia Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

Ele relembra que dados oficiais da entidade mostram que as concessões de crédito, para o período de 01 de março a 21 de agosto de 2020 somaram R﹩ 1,8 trilhão, incluindo contratações, renovações e suspensão de parcelas. Além disso, no período de 16 de março a 21 de agosto, o setor já renegociou 14,2 milhões de contratos com operações em dia, que têm um saldo devedor total de R﹩ 810 bilhões. A soma das parcelas suspensas dessas operações repactuadas totaliza R﹩ 110,5 bilhões.

A Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN também mostra que no segmento de pessoas físicas, a carteira deve apresentar crescimento de 1,4% na comparação mensal e de 8,7% na variação anual, sendo produtos livres com altas de 1,5% no mês e 8,3% em doze meses.

De acordo com Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da FEBRABAN, se confirmada, a expansão do saldo livre pessoa física reverterá uma trajetória de desaceleração que vem sendo observada desde março. Afetada pelas medidas de distanciamento social, a carteira livre PF viu sua expansão recuar de 16,6% em fevereiro para os atuais 8,3%. "Os números de agosto devem apontar para uma reversão deste quadro, reforçando a percepção de uma retomada do consumo das famílias, o que normalmente favorece linhas como cartão de crédito, consignado e aquisição de veículo", diz Sardenberg.

Já na carteira de crédito para empresas, a variação mensal deve apresentar crescimento de 1,6% e variação anual de 15,6%. O crédito PJ deve mostrar uma expansão mais acentuada na carteira com recursos direcionados, cujo saldo deve crescer cerca de 4,5% no mês. Com o resultado, a carteira direcionada PJ deve voltar a se expandir a uma taxa de 4,1% em doze meses, em função principalmente dos programas de crédito elaborados pelo governo para ajudar especialmente as micro e pequenas empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version