SEGS Portal Nacional

Economia

Bancos e fintechs se preparam para implementar o Pix nos próximos meses

  • Quinta, 17 Setembro 2020 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Borba
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central começa a ser utilizado a partir do dia 16 de novembro. Instituições financeiras já estão se preparando para a adaptação

O Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneos criado pelo Banco Central, está começando a ganhar espaço em todas as instituições financeiras do país. Com a nova modalidade, que vai substituir os tradicionais TED e DOC, será possível enviar e receber dinheiro entre pessoas físicas, jurídicas ou governamentais, em até 10 segundos, com custos que ficarão na casa dos centavos. A data em que o Pix entra oficialmente em operação está marcada para o dia 16 de novembro, e instituições financeiras do Brasil se preparam para dar assistência aos seus clientes que optarem por adotar o novo método de pagamento.

A Juno, fintech que propõe uma solução para cobranças e recebimento de pagamentos para MEIs, pessoas físicas e jurídicas, já está pronta para disponibilizar a novidade para seus usuários. A partir do dia 5 de outubro, será possível cadastrar as Chaves Pix, que serão a nova forma de identificar a conta bancária. Gabriel Falk, Product Owner da Juno, esclarece que é possível criar essa chave de quatro maneiras: associando a conta ao número de celular, e-mail e CPF/CNPJ, ou ainda por uma chave randômica. “O EVP (endereço virtual de pagamento) é um token de pagamento gerado aleatoriamente pela empresa para permitir que o usuário tenha acesso ao Pix”, explica. Falk ainda lembra que cada Chave Pix poderá ser associada a apenas uma conta bancária, sendo possível fazer a portabilidade posteriormente.

Além da questão da velocidade e custo, essa nova forma de pagamento também oferece mais segurança tanto para quem recebe quanto para quem paga. O uso do QR Code é um dos atrativos centrais da ferramenta, permitindo pagamentos e transferências sem a necessidade da utilização de um cartão de crédito ou débito. “Para estabelecimentos que possuem unidade física, é possível imprimir seu QR Code e disponibilizá-lo para clientes, permitindo assim o pagamento rápido e direto. Já para transações entre estabelecimentos online, será disponibilizado o QR Dinâmico, que pode ser usado uma única vez e substitui o boleto bancário”, detalha Falk.

A novidade tem ocupado times de fintechs e bancos desde o anúncio do seu lançamento. Agora, as empresas trabalham intensamente para adaptar o serviço em seus sites e plataformas. A Juno, por ser autorizada pelo Banco Central como Instituição de Pagamento, tem acompanhado de perto a regulamentação desse novo processo. Gustavo Schmidt, Product Manager da fintech, conta que desde o início a empresa tem construído essa integração de forma parceira com o Bacen. “Tudo o que estamos criando está baseado na documentação que o Banco Central disponibilizou. Estamos traduzindo essas regras em uma experiência que seja confortável e intuitiva para o nosso usuário”, finaliza Schmidt.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version