SEGS Portal Nacional

Economia

Economia de água e aumento da resistência do concreto

  • Segunda, 14 Setembro 2020 12:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letiele
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os agentes de cura são alguns dos produtos mais utilizados na construção civil, pois evitam a formação de fissuras e contribuem para o meio ambiente

Na indústria da construção civil, o concreto cumpre papel fundamental. Presente em grande parte das obras, o material, formado por misturas entre cimento e agregados, como areia, pedra, água e aditivos, já conquistou o mercado e por isso vem ganhando novas tecnologias de usabilidade e produtos que melhoram a sua funcionalidade. Um deles, são os agentes de cura.

Atualmente, o uso do concreto vai desde a sustentação de uma estrutura até mesmo como acabamento aparente, por ser versátil e resistente. Porém, para que o material tenha um processo de secagem, ou simplesmente, uma cura perfeita, sem formação de fissuras, é necessário hidratá-lo constantemente nos sete primeiros dias da obra. É nesse processo construtivo considerado fundamental, que entra a função dos agentes de cura.

De acordo com Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, os agentes de cura são responsáveis por evitar a evaporação da água de amassamento e, assim, proporcionar a cura do concreto com alta umidade, aumentando a durabilidade e reduzindo a formação de fissuras por secagem e retração.

“Os agentes de cura são uma das alternativas mais simples e econômicas para garantir e aumentar a resistência do concreto, por isso é que são produtos tão importantes no mercado da construção”, complementa.

Além das funções cumpridas na obra, outros dois benefícios se destacam: a economia de água e, consequentemente, a contribuição ao meio ambiente. Por exemplo, para um prédio de 10 pavimentos que utiliza o concreto na estrutura é possível reduzir aproximadamente 50 mil litros de água através do uso de um agente de cura.

Aplicação

Normalmente os produtos de cura devem ser aplicados sobre a superfície do concreto fresco, logo após o desaparecimento da água de exsudação, que ocorre entre meia hora e duas horas depois do concreto alisado, para formar uma película uniforme e flexível, que irá demarcar a área e funcionar como repulsor de raios solares, evitando a evaporação brusca da água e, consequentemente, a formação de rugas ou lacunas.

Linha Curamix

Uma grande linha de agentes de cura, é a Linha CQ Curamix. O Curamix é um dos agentes de cura mais comercializados no mercado. Ele age de forma correta na hidratação das partículas de cimento, e é recomendado para uso em concretos com grande área superficial exposta, pavimentos, pisos e lajes de concreto e pré-fabricados curados a vapor.

“Sabemos da importância do agente de cura na indústria, por isso, investimos em produtos de qualidade, que cumprem as funções importantes, como a perfeita cura do concreto e a economia de água”, finaliza Camargo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version