SEGS Portal Nacional

Economia

Pandemia estimula uso de pagamentos on-line e sem contato

  • Quarta, 09 Setembro 2020 11:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Catarina Melo Bloisi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Tecnologias como carteiras digitais, links e NFC são as principais apostas para facilitar a jornada de compra

O isalamento social em função ao novo coronavírus (COVID-19) impactou de forma significativa os hábitos de compra e, consequentemente, a forma de pagamento dos brasileiros. Meios como links de pagamento, carteiras digitais e contactless (sem contato) ou NFC (near field communication), por exemplo, se tornam alternativas interessantes para compras na internet ou em lojas físicas.

Para o economista e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), Claudio Felisoni de Angelo, a quarentena desperta um potencial de compra que antes caminhava a passos lentos. "A tendência é que as pessoas busquem opções mais seguras e práticas para pagarem pelo que consomem, e diversas empresas já disponibilizam soluções sem contato. Seria inevitável não ver uma aceleração neste processo como reflexo da pandemia", comenta.

Um levantamento realizado pela consultoria Bain mostrou que 48% dos brasileitos estão dispostos a manter a utilização de tais meios mesmo após o retorno do distanciamento social. Ainda segundo o estudo, mais consumidores estão optando por pagar on-line ao pedir comida ou usar aplicativos para entretenimento, por exemplo.

A operadora Cielo, por exemplo, registou uma adesão sete vezes maior no uso de links de pagamento durante a quarentena em comparação ao período de pré-isolamento. O sistema permite que os consumidores pagem suas compras via link enviado pelo vendedor, e pode ser usado débito ou crédito. Muitas marcas estão adotando a alternativa, dentre elas, O Boticário, Ri Happy e Santa Lolla .

As tecnologias contactless (sem contato) ou NFC (near field communication), que evitam o contato do consumidor com as maquininhas de cartão, também cresceram. Segundo a Mastercard, o número de transações nesta modalidade foi quatro vezes maior em março, quando comparado ao ano passado. Já o Banco do Brasil aponta um aumento de 12% nas compras sem contato entre os períodos de pré e pós-quarentena e avanço de 13% em compras on-line feitas com cartões da instituição no início do isolamento.

Na opinião de Felisoni, a pandemia acelerou a disseminação de um serviço que já existia no mercado, mas que muitos não tinham acesso. "O pagamento por aproximação começou a ser usado recentemente no Brasil, ainda com poucos adeptos. Com a pandemia, o consumidor passou a enxergar que se trata de uma ótima alternativa para compras em lojas físicas ou delivery, por exemplo, e consequentemente os varejistas passam a investir na modernização de seus processos", ansalisa o economista.

O uso de carteiras digitais também ganhou força durante o distanciamento social e, ao que tudo indica, deve se manter mesmo após este período. O PicPay, por exemplo, do Banco Original, somou cerca de 3 milhões de novos usuários mensais adicionados à sua base, que antes da crise contava, em média, com 500 mil usuários.

Outras fintechs têm oferecido vantagens aos usuários para se tornarem mais atrativas no mercado . O PagBank, banco digital da PagSeguro, e a Ame Digital, carteira digital das Lojas Americanas, são algumas opções que disponibilizam ativos interessantes como crédito nas primeiras compras e "cashback" (retorno do dinheiro) para atrair cada vez mais adeptos.

"Iniciativas como estas, como créditos em compras ou o retorno do dinheiro gasto, são interessantes para atrair o consumidor e mostrar que o dinheiro dele pode valer mais. Em tempos de crise, pode ser uma boa alternativa", completa o especialista do IBEVAR .

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version