SEGS Portal Nacional

Economia

Imposto digital pode ser o caminho

  • Sexta, 28 Agosto 2020 09:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rose Leoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Quem vai pagar a conta? Pagamos impostos absurdos da gasolina no posto de combustível ao pãozinho na padaria, mas preferem falar de CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Com a possibilidade de uma Reforma Tributária, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mostrou intenção de criar um novo imposto, uma espécie de “imposto digital” para taxar transações financeiras, mais especificamente pagamentos eletrônicos. A equipe que elabora a reforma pretende modernizar o sistema sem mudar a carga tributária. Para isso, Guedes argumenta que, com o tributo, poderá ser possível desonerar a folha de pagamentos.

Acho que é o caminho. Todos querem mudança, mas poucos querem mudar ou estão dispostos a refletir sob o prisma da mudança e isso afasta o público, mas atrai aqueles que têm pensamento próprio e são formadores de opinião em resoluções coletivas.

A CPMF, eliminada em 2007, era recebida sobre quase todas as movimentações bancárias, como saques em dinheiro, transferências, pagamentos com cartão e quitação de faturas e boletos, com algumas exceções como a compra de ações em Bolsa, transferência entre contas de mesma titularidade e saques de seguro-desemprego e aposentadoria.

Sabemos que os impostos prejudicam todos os brasileiros. Tem que haver uma reforma balanceada e proporcional, mas os mais pobres não participam e os mais ricos estão fazendo as leis, esse é o maior entrave. Desonerar os bancos, por exemplo, é um erro, mas são os maiores lobistas, logo, a visão tem que ser inteligente para se ter um público cativo e imparcial.

Segundo políticos contrários a reforma, o novo “imposto digital” que o Governo pensa criar deve ter peso maior para os mais pobres, aumentando a desigualdade tributária do país. Ora, se o "rico" movimenta mais contas bancárias e realiza operações diversas, a começar por pagamento de folhas de salários sendo empregador, como pode aumentar a desigualdade e favorecer os mais abastados?

De acordo com o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e idealizador de uma das duas propostas de reforma tributária que atualmente tramitam no Congresso (a PEC 45), um tributo com esse modelo não arrecadaria o suficiente para compensar as perdas com uma eventual desoneração da folha de pagamentos.

Informações sobre como será montado esse novo imposto e a ideia do governo ainda estão por vir. Especialistas alertam que falta detalhar muitos pontos, como qual será sua incidência, se seria em todos os pagamentos realizados eletronicamente (como pagamento por internet banking) ou apenas na compra online de bens e serviços.

Penso que com esse novo formato pandêmico devemos trabalhar com a simplicidade de soluções, reflexões, reciprocidade na sustentabilidade e trabalhos sociais que abordem o coletivo. O individualismo tem ficado saturado, a começar pelo sistema político atual. O Brasil precisa de uma mudança e uma reciclagem principalmente pelos legisladores que estão inertes aos anseios da população. Esse ano tem eleições municipais e pode ser o primeiro passo.

Alexandre Brandão Bastos Freire, sócio do escritório Bastos Freire Advogados e MBA em Direito Empresarial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version