SEGS Portal Nacional

Economia

Retomada das atividades pós-pandemia: instabilidade traz novas ameaças que exigem agilidade

  • Sexta, 28 Agosto 2020 09:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Por Paulo Nascimento

Empresas de todas as partes do mundo vivenciam diariamente o que aprendemos a chamar de Revolução Industrial 4.0, e aprenderam, ou ainda estão aprendendo, a integrar algumas tecnologias emergentes ao contexto do seu negócio. Com isso, termos como Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas (IoT), drones e robôs, ganharam participação no vocabulário corporativo.

Além das mudanças impostas por este mundo conhecido como disruptivo, vivenciamos um cenário sem precedentes de instabilidade, no qual forças econômicas, demográficas e tecnológicas estão moldando um novo equilíbrio de poder, de acordo com o relatório divulgado neste ano pelo Fórum Econômico Mundial, o 15th Global Risk. Não bastando as inconstâncias apontadas, tivemos uma sem precedentes, a pandemia.

Neste cenário geral, líderes empresariais de todos os continentes estão aprendendo a lidar com a complexidade do gerenciamento de riscos. Eles estão sendo provocados por ameaças não identificadas ou não relevantes para sua corporação, que tornam-se reais, colocando à prova a continuidade e a sobrevivência dos seus negócios.

Diante do desafio de manter a integridade das empresas, protegendo as pessoas e os ativos, além de garantir a continuidade da operação, faz-se necessário a adoção de metodologias ágeis e dinâmicas como resposta ao invés de planos complexos e custosos para implementação.

Pensando na praticidade, uma solução é a elaboração de um plano de contingência e controle de ameaças. Para isso, é importante definir os indicadores, constituir ações para eventuais ameaças, atribuir papéis e responsabilidades, além de construir processos simples e eficazes como resposta aos possíveis incidentes.

Vale também lembrar que todo esse planejamento deve ser aderente às diretrizes e valores da instituição, estando alinhado às políticas de governança corporativa. Porém, é preciso cuidar desses pontos sem perder as características de um plano ágil, que permita facilidade de implementação, absorção e execução.

Por isso, a elaboração de um plano de contingência exige o envolvimento de profissionais capacitados em gerenciamento e condução de crises para ajudar as organizações na identificação das ameaças, bem como na construção do contragolpe ao incidente.

Se, de um lado, o curto espaço de tempo parece ser o maior desafio, por outro, o acesso à informação é a saída. Estar atento não somente às mudanças globais, como suas ameaças, ajudam a enxergar e vislumbrar com mais clareza os cenários de riscos se desenhando. Mas, mesmo com essa habilidade, o que garantirá a continuidade e integridade dos negócios é a postura dos líderes frente à ameaça.

*Paulo Nascimento é consultor de segurança empresarial da ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version