SEGS Portal Nacional

Economia

Retomada efetiva do setor têxtil e de confecção prevista para 2021

  • Terça, 18 Agosto 2020 11:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Almassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

• Auxílio emergencial tem sido determinante para o comércio

• Exportações tiveram queda menor do que as importações
• Entidade destacou importância das reformas estruturais, como a tributária e administrativa
• Pesquisa mostra que os estoques começaram a se "ajustar" no mês de julho

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) apresentou os números do setor no primeiro semestre de 2020, as ações em andamento e as expectativas para o final do ano.

Fernando Valente Pimentel, presidente da entidade, destacou que o auxílio emergencial tem sido determinante para evolução dos resultados do comércio, mas sinalizou que não podemos tratar como dada esta recuperação, uma vez que não se sabe como vai ser o cenário quando houver o encerramento da medida, bem como da evolução da própria pandemia.

"Vivemos um momento desafiador para o setor têxtil e de confecção. As atividades caíram muito, mas entramos em um patamar de menor queda com sinais de retomada gradual. Esperamos ter notícias mais positivas em relação a pandemia, para termos um natal com vendas um pouco abaixo de 2019 e com maior utilização da capacidade instalada.", afirma.

A indústria têxtil e de confecção sofreu redução de 22% em sua produção no primeiro semestre de 2020, em relação ao de 2019. As importações recuaram 23,75% e as exportações, 8,44%. Perderam-se, nos primeiros seis meses, 70,9 mil postos de trabalho, ante saldo positivo de contratações de 12,39 mil trabalhadores, em igual período do ano passado.

Para este ano, a estimativa é de queda acumulada de 19,5% na produção e 19% nas vendas internas, com a perda de 79 mil empregos. Enquanto para 2021, a expectativa do setor têxtil e de confecção, ainda com grandes incertezas, é de uma retomada com perspectivas de que produção cresça 8,1%, as vendas, 6,8%, as importações, 5,2%, e as exportações, 6,25%. "Relevante é a possibilidade de virmos a criar de 17 mil vagas de empregos formais, caso as projeções de crescimento se materializem", salientou Pimentel

Medidas mais urgentes para mitigar os impactos da crise

O presidente da Abit também mencionou algumas medidas mais urgentes para o enfrentamento da crise, tais como: redução dos juros reais para os tomadores de empréstimo e mais acesso ao crédito; pagamento da energia elétrica sobre consumo e não sobre demanda contratada; manutenção de IOF zero para as operações de crédito; extensão do pagamento de auxilio emergencial de renda; eventual prorrogação das regras de flexibilização da jornada de trabalho; e o Programa de Recuperação Extraordinária de Dívidas Tributárias com a União (PREX-Brasil) para mitigar os efeitos da pandemia e ajudar na retomada econômica.

"Também são relevantes o andamento das reformas estruturais, como a tributária e administrativa, e a aprovação da nova Lei do Gás visando à redução do custo sistêmico da produção no Brasil, que é R$ 1,5 trilhão maior em relação à média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), conforme estudo do Movimento Brasil Competitivo do qual a Abit participou", ponderou Pimentel.

Quanto à reforma tributária, de modo resumido, é fundamental que simplifique o sistema, seja indutora do crescimento econômico desonerando investimentos e exportações, que mitigue a guerra fiscal entre os estados e que estabeleça mais equilíbrio entre as fontes pagadoras. "Hoje, dentre os setores, o que tem carga maior de impostos é a indústria. É preciso distribuir melhor este ônus", avaliou o dirigente da Abit.

Datas comerciais

Pimentel explicou que o Natal representa cerca de dois meses do faturamento setorial. Já em novembro, em função da antecipação do 13º salário, observa-se aumento na faixa de 15% a 25% nas vendas.

Por outro lado, o segundo ano da Semana do Brasil, que acontecerá entre 3 e 13 de setembro, deverá ser importante para estimular o comércio e, na medida em que se fortaleça, certamente poderá ser uma data relevante para comercialização dos produtos têxteis e confeccionados, uma vez que é realizada pós-Dia dos Pais e antes do Dia das Crianças.

Este ano, considerando a crise da Covid-19, o evento poderá ajudar na recuperação das atividades econômicas. "Será importante que se realize com todo o cuidado, respeitando-se os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. O e-commerce continuará tendo relevância na Semana do Brasil, na qual a Abit está engajada e que deve ser estimulada e aprimorada cada vez mais", enfatizou Pimentel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version