SEGS Portal Nacional

Economia

Governo Federal encaminha proposta da reforma tributária ao Congresso

  • Segunda, 27 Julho 2020 11:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Candido Di Paolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Apesar de sugestão de unificação de impostos sob alíquota única, a proposta não interfere em tributação de empresas que compõem o Simples Nacional

Na última terça-feira (21), o Governo Federal encaminhou ao Congresso a primeira proposta da reforma tributária, cujo projeto aborda a tributação sobre o consumo e propõe a unificação de dois impostos federais na nova Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). Além disso, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo está em busca de um novo imposto para substituir e compensar aqueles que deixarão de ser cobrados sobre a folha de pagamento das empresas, mudança já prevista pela proposta de reforma tributária.

A proposta do governo para a reforma tributária prevê, ademais, a unificação do Programa de Interação Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social (COFINS), transformando-os em um único imposto com alíquota de 12%. Além disso, discute-se a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, já considerado desde o ano passado, para que os empresários do setor de serviços não tenham aumentos na carga tributária sem a contrapartida da desoneração da folha.

As organizações que acertam contas pelo regime de Lucro Real pagam o PIS e COFINS de maneira não cumulativa, a uma alíquota total de 9,25%. Com a unificação dos tributos, acaba a cumulatividade e o tributo com alíquota de 12% incidirá apenas sobre as operações realizadas com bens e serviços em sentido amplo e a cobrança será apenas sobre o valor adicionado por empresa.

No entanto, a CBS não interfere na tributação de empresas da Zona Franca de Manaus e daquelas que integram o Simples Nacional, que é um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos que se aplica às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

“Estudos da Receita Federal já indicam que as empresas brasileiras gastam muito tempo com a declaração de tributos, porque a legislação é muito complexa.” Comenta Thomas Carlsen, COO da mywork, empresa especializada em controle de ponto online nas empresas e gestão de Departamento Pessoal. “A unificação dos tributos e a simplificação das alíquotas pode representar uma grande economia de processos para as organizações, além de não representar impacto para as pequenas empresas que já integram o Simples Nacional”, avalia o executivo.

De acordo com o ministro, a equipe econômica também estuda alternativas à antiga CPMF, incluindo a taxação sobre transações digitais, como a transferência de dinheiro entre de um celular para outro.

Guedes afirma ainda que a tributação feita sobre a folha de pagamento é prejudicial à geração e manutenção de empregos no Brasil, o que torna necessária a criação de uma cobrança para substituí-la e compensar a perda de arrecadação.

Segundo a equipe, o imposto sobre as transações digitais (Imposto de Transações sobre Base Ampla) é inevitável para a desoneração da folha de pagamento das empresas brasileiras, que é uma estratégia que vem sido discutida pelo governo para reduzir os custos de contratação de funcionários e produção.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarou que considera um novo imposto sobre as transações eletrônicas uma medida justa para desonerar as folhas de pagamento das organizações brasileiras, o que, segundo ele, poderia ajudar também no financiamento do programa Renda Brasil. Contudo, a proposta deve ter oposição no legislativo por ser uma cobrança que prejudica a movimentação financeira e não encontra paralelos em outros países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version