SEGS Portal Nacional

Economia

Saiba o que é Day trade e como investir

  • Sexta, 24 Julho 2020 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Bolsa de valores: como funciona o Day Trade

Muitas pessoas investem na Bolsa com foco em longo prazo e no recebimento de dividendos, mas não é regra esperar muito tempo para colher bons resultados.

O mercado de renda variável oferece uma série de possibilidades que se concentram também em períodos curtos e médios.

A lógica por trás disso está na própria natureza desse ambiente: como a volatilidade dos ativos é constante, o investidor mais qualificado pode se beneficiar das oscilações que ocorrem em prazos mais reduzidos para gerar melhores resultados.

O que é o Day Trade

O Day Trade é a operação realizada no intervalo máximo de um dia, ou seja, entre o início e o fim do mesmo pregão. Essa é uma prática na qual o investidor precisa ser bastante experiente para identificar as oportunidades.

Quando consegue enxergar ativos com potencial para valorização ou até desvalorização, o Day Trader age de forma rápida, visando maximizar ganhos em curto espaço de tempo.

Por conta disso, essa prática é bastante atraente para muitos traders. Entretanto, para ter sucesso nesse tipo de operação, é preciso conhecer muito bem o ambiente da Bolsa de Valores, pois é uma operação de alto risco.

Porque praticar Day Trade é arriscado

O principal motivo para realizar esse tipo de operação está na possibilidade de o investidor conquistar resultados mais rapidamente. Em comparação com outras abordagens na Bolsa de Valores, como o Value Investing, por exemplo, o atrativo do Day Trade está ligado ao fato de permitir que o investidor consiga retorno rápido, não tendo que esperar anos para ver o sucesso de suas escolhas.

Porém, é preciso considerar os riscos envolvidos nessa busca por retorno quase que imediato. Eles são proporcionais ao potencial de rentabilidade desse tipo de prática, ainda que existam ferramentas que servem para tentar amenizar essas perdas, como o Stop Loss. Ela serve para limitar as perdas do trader, impedindo ele perca mais do que está disposto.

No Day Trade, os maiores riscos são fazer uma estimativa equivocada de valorização dos ativos e amargar um prejuízo, especialmente quando se faz um aporte muito grande.

Como operar Day Trade

Em geral, esse tipo de operador possui conhecimentos mais avançados em análise técnica de ações, o que permite interpretar a evolução dos ativos em gráficos de maneira a identificar potenciais de oscilação. Além disso, a chamada análise fundamentalista, que foca em elementos ligados à saúde financeira das empresas e à forma como são geridas também é importante. Esses dois tipos de estudo permitem tomar decisões com maior clareza.

Portanto, para ter sucesso, o investidor precisa ter competência para identificar o comportamento dos ativos, algo que envolve capacitação profunda.

Considerando que esse tipo de procedimento é avaliado como de alto risco, o Day Trade exige preparo. Isso diz respeito ao melhor entendimento possível do mercado de renda variável e, evidentemente, das empresas que nele atuam.

Não existem pré-requisitos para o investidor que pretende atuar como Day Trader, entretanto, ele dificilmente terá sucesso se não for capaz de acompanhar criteriosamente a evolução dos ativos, além do desempenho das empresas no mercado.

Impostos que incidem sobre o Day Trade

Os impostos devem ser um ponto de atenção para o investidor, uma vez que o Imposto de Renda (IR) também interfere na lucratividade dos ativos. A declaração Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Esse documento é emitido para que tanto o Ministério da Fazenda quanto a Secretaria da Receita Federal tenham como cobrar pelos títulos que administram.

O trader precisa preencher esse documento com o código:

6015 para pessoa física;
3317 para pessoa jurídica.

É preciso informar as movimentações, bem como as posições atuais da carteira com os ativo, no caso de lucro, ainda que não tenha havido incidência.

Para ambos os casos, o vencimento da cobrança ocorre sempre no último dia útil do mês seguinte.

Vale lembrar que a corretora de valores com a qual o trader opera, retém 1% do imposto automaticamente, valor que precisa ser recolhido e abatido no cálculo do IR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version