SEGS Portal Nacional

Economia

Varejo deve (e agora pode) apostar no crediário a domicílio

  • Segunda, 20 Julho 2020 11:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Bueno
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

*Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário

Trabalhar com vendas em domicílio, levando seus produtos até a casa do cliente, já é uma prática comum para pequenos lojistas que atuam principalmente no segmento de calçados, roupas e cosméticos. Desde que começou a crise do coronavírus, a antiga estratégia passou a ser utilizada também por algumas médias e grandes redes varejistas desses setores.

O recurso é fantástico, pois além de evitar aglomerações nas lojas traz um novo diferencial competitivo frente à concorrência, uma vez que muitas pessoas ainda têm receio de sair de casa. Em suma, a alternativa traz a possibilidade do lojista ampliar as oportunidades de vendas.

Apesar da iniciativa, algumas redes, por ora, preferem evitar a venda no delivery pelo crediário. Na maioria dos casos, eles alegam como fator principal da decisão o risco de aumento da inadimplência. A estratégia, porém, pode representar um erro.

Apostar no crediário próprio, mesmo vendendo online e entregando na casa do cliente, é uma decisão que tende a ajudar nas vendas a médio e longo prazo. A marca que aceita apenas o parcelamento por meio do cartão de crédito perde a grande oportunidade de estreitar o relacionamento com o consumidor neste período de transição de isolamento social para a completa reabertura econômica.

Outro ponto é que, em um momento de crise como o atual, as lojas precisarão cada vez mais criar movimento recorrente nos pontos de venda após as pessoas terem segurança plena para retomar à normalidade. Com isso, contar com o cliente de crediário todos os meses na loja para pagar a prestação significa ter oportunidades adicionais para vender.

Os pontos positivos não retiram obviamente o cuidado que as redes varejistas necessitam tomar para realizar a venda com total segurança. Por exemplo, não adianta levar R$ 2.000 em produtos na casa do cliente, se o perfil de risco dele comporta apenas um compra de até R$ 650. Ou seja, antes de transportar qualquer mercadoria à residência do consumidor, é preciso previamente realizar a sua análise de crédito.

Outra precaução envolve a escolha do parcelamento ideal. Imagine que, neste exato momento, seu vendedor está na casa de uma pessoa que comprou R$ 300 em produtos e decidiu parcelar em três vezes (1+2) no carnê. Será que é seguro autorizar a venda no crediário sem entrar em contato com a central de crédito da loja? Atualmente algumas empresas especializadas em análise de crédito permitem que o vendedor faça a análise em questão de segundos por meio de aplicativo. O recurso é vantajoso também porque serve como um recibo virtual para o comprador. Além disso, se for necessário retornar à casa do cliente para receber a parcela no mês seguinte, outro SMS será enviado automaticamente para ele com todas as informações sobre o pagamento.

Vale ressaltar ainda que é importante ter um documento assinado pelo cliente, confirmando seu compromisso com as condições de parcelamento. Nesse caso, como a pessoa não está dentro da loja para assinar o carnê, o ideal é que o lojista trabalhe com nota promissória. Quando o vendedor retorna para a loja, basta lançar o valor da venda no sistema e fazer a impressão do carnê, grampeando junto com a promissória assinada pelo comprador. Dessa forma, a loja conta com um amparo legal caso precise negativar o cliente nos órgãos de proteção ao crédito ou então protestar a dívida na Justiça.

Sem dúvida, ao adotar todas essas “proteções”, as redes varejistas seguramente podem implementar o crediário em domicílio como uma criativa maneira de alavancar as vendas em meio à pandemia.

*Jeison Schneider é sócio fundador e CEO do Meu Crediário. Bacharel em Sistemas de Informação e pós-graduado em desenvolvimento de aplicações web, possui mais de 15 anos de experiência profissional na liderança de softwares de gestão de risco para crediário no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Nov 13, 2025 Economia

Encerramento contábil estratégico: por que novembro é o…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version