SEGS Portal Nacional

Economia

Como o ganho de eficiência ajudará a indústria a superar a crise

  • Segunda, 20 Julho 2020 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Allan Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Entenda como essa prática pode identificar prioridades e entregar cronogramas com base em previsões precisas

Por Ricardo Hayashi, responsável por produtos para Conexões Inteligentes da Atec

A implantação de conceitos como ganho de eficiência e melhoria contínua certamente serão fundamentais para enfrentar os principais desafios da indústria na retomada da economia após a crise da pandemia do novo coronavírus, como melhoria de processos e aumento da produtividade.

Para realmente impulsionar o ganho de eficiência é preciso aumentar a qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo e o custo da produção para atrair novos clientes, melhorar o lucro e manter a competitividade. Uma eficiente gestão de ativos e uma linha de produção enxuta são estratégias que vão permitir à empresa ganhar mais produtividade e desperdiçar menos tempo e recursos.

Pilares estratégicos

Eficiência e conectividade serão os pilares estratégicos para superar a crise. Embora inicialmente pareçam não ter relação entre si, o ganho de eficiência em toda a empresa certamente depende da conectividade para dar mais inteligência à gestão administrativa, da produção e da gestão de ativos, a partir da coleta, análise e entrega de dados assertivos e contextualizados que impulsionarão a melhoria contínua e, consequentemente, levarão a maior produtividade e redução de custos.

Sem dados confiáveis e sem planejamento, tarefas de manutenção resultam principalmente em perda de tempo e de recursos, podendo até mesmo não garantir a confiabilidade do ativo. Toda atividade de manutenção precisa ter o objetivo de gerar "valor" para os ativos, agindo de forma preditiva e proativa, o que vai permitir que a linha de produção volte a funcionar com toda a sua capacidade.

Uma inovadora solução de gestão de ativos deve ter a capacidade de entregar relatórios baseados na coleta de dados dos sensores embarcados em toda a supply chain, através de ferramentas integradas de Big Data e Analytics, conectadas a qualquer outra aplicação.

Essa capacidade de integrar e analisar dados enviados por soluções inteligentes de conexão em uma plataforma única de gestão de ativos, aliada a ações de melhoria contínua e de ganho de eficiência, são fundamentais para a implantação de estratégias de manutenção prescritiva ou preditiva, capazes de evitar desperdícios com paradas não programadas, estoque de peças desnecessário e outros problemas ocasionados pela necessidade de uma manutenção corretiva. E essas são situações que não podem acontecer no momento da retomada da produção.

A integração entre a gestão de ativos e a produção têm influência direta na qualidade, na otimização dos processos produtivos e nos resultados operacionais e financeiros do negócio. Um eficiente planejamento de gestão de ativos é que vai manter a planta em condições ideais para a retomada da produção, garantindo a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos e, consequentemente, contribuir para a otimização dos processos produtivos em toda a cadeia e assegurar a qualidade dos produtos finais.

O ideal é observar pontos fortes e pontos fracos da sua linha de produção, avaliar os produtos, analisar dados, funções, históricos, a condição dos ativos, para então pensar em maneiras de otimizar os processos e garantir o ganho de eficiência, fundamental para manter a competitividade no cenário de crise.

Sobre a Atech

Reconhecida como uma "System House" brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Nov 13, 2025 Economia

Encerramento contábil estratégico: por que novembro é o…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version