SEGS Portal Nacional

Economia

E-commerce na pandemia: quem gasta mais?

  • Quinta, 16 Julho 2020 10:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cássia Marchetti
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialista FGV fala sobre o comportamento do consumidor nas compras online durante e pós-pandemia

No meio da derradeira e triste crise global causada pela Covid-19, o e-commerce é um dos poucos setores impulsionados em meio à instabilidade. De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo o levantamento, a alta reflete principalmente o aumento no número de pedidos realizados durante o mês. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.

Para o professor da IBE Conveniada FGV, Joeval Martins, especialista em Canais de Vendas, Parcerias, Alianças e Competitividade, antes da pandemia era possível desenhar com mais propriedade o perfil de quem gastava mais nas compras virtuais, se eram compras realizadas pelo público feminino ou masculino, mas hoje, com a crescente demanda, ainda não é possível especificar com clareza esse quesito. “Por conta do isolamento social, as pessoas estão comprando por necessidade, sendo um pouco mais intricado fazer essa divisão”, explica.

Ainda de acordo os dados da pesquisa, as categorias que tiveram o maior crescimento em volume de compras foram: Alimentos e Bebidas (aumento de 294,8% em relação a abril de 2019), Instrumentos Musicais (+252,4%), Brinquedos (+241,6%), Eletrônicos (+169,5%) e Cama, Mesa e Banho (+165,9%).

“Podemos aliar a crescente demanda das compras virtuais, com a sensação de segurança de não ter contato com outras pessoas, evitando aglomerações, além das variadas formas de pagamento, oportunidades de entregas gratuitas, e de não precisar escolher itens nas prateleiras que ainda não passaram pelos rituais de higienização recomendados para evitar a propagação do vírus”, comenta o especialista.

Para Joeval, no pós-pandemia, o comportamento das compras online deve permanecer, mas não em altos índices - como visto no período atual. Segundo ele, consumidores que tiveram alguma experiência negativa em compras virtuais, como atraso na entrega ou recebimento de produto diferente do que foi escolhido, não devem permanecer nessas plataformas. “Em algumas cidades, nas fases em que o comércio reabriu, já foi possível perceber um grande atiramento das pessoas para o consumo em lojas físicas e shoppings. Acredito que para bens de consumo, vestimentas e calçados, as lojas 'presenciais' ainda terão um papel muito importante”.

Compradores que antes resistiam em comprar online, agora estão vendo a necessidade crescer. E o que torna essa decisão favorável é ter a garantia de que serão bem atendidos. “Os consumidores estão cada vez mais seletivos. Com o home office, eles têm mais tempo de pesquisar, mais recursos para buscar informações e recomendações sobre o produto ou serviço, avaliando o investimento que será feito. A compra é feita de uma forma mais inteligente, baseada em mais análises e recomendações”, ressalta Joeval Martins.

Para o novo normal, o professor destaca que o público fará uma compra mais consciente e com fundamento. “O consumidor estará em busca de satisfazer desejos imediatos, não supérfluos. As compras por impulso devem ficar de lado. As lojas precisam ficar atentas”, finaliza o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Nov 13, 2025 Economia

Encerramento contábil estratégico: por que novembro é o…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version