SEGS Portal Nacional

Economia

Cooperativismo tem capacidade de atuar como alavanca da economia

  • Quarta, 08 Julho 2020 11:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helena Maeda
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Ricardo Costa Bruno*

Há tempos que o cooperativismo chegou ao Brasil, trazendo consigo seus valores, princípios, procedimentos e um revolucionário sistema de cooperação que o tornaram reconhecido e respeitado mundialmente.

Isso porque a cooperativa nasce da união de pessoas com um propósito semelhante e com um modelo de negócio próprio, onde todos são donos e criam as melhores oportunidades para seus integrantes e a própria comunidade que pertencem, trazendo ganhos diretos para as pessoas.

Por meio do cooperativismo se preza pela honestidade, equidade, solidariedade e a transparência, sem ainda esquecer dos seus próprios princípios (adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; interesse pela comunidade), que permitem o desenvolvimento das pessoas.

Com a desenvoltura do cooperativismo foi possível atuar em diversas atividades econômicas, como por exemplo, nos ramos agropecuário, crédito, consumo, saúde, infraestrutura, transporte e por fim de forma conjunta trabalho, produção de bens e serviços, atividades estas que já se tem grandes cooperativas como exemplos para o segmento, tornando-se referências e modelo de atuação.

O foco no desenvolvimento econômico e social presentes nas cooperativas, juntamente com o profissionalismo empenhado em seus diversos segmentos, materializados com profissionais altamente capacitados e uma gestão que pensa e age estrategicamente, fez com que as cooperativas brasileiras se tornassem grandes forças econômicas, especialmente para o desenvolvendo regional e para geração de emprego e renda.

Esse desenvolvimento se percebe pela alta capacidade de atuar em diversas regiões brasileiras e quando lá se instalam geram emprego e renda, além da possibilidade das próprias pessoas (colaboradores ou cooperados) se desenvolverem diante da profissionalização, tecnologia e inovação que lhe são ofertados.

Por isso se percebe nitidamente que muitas cooperativas são o baluarte econômico e social nos segmentos em que atuam, reconhecidas pela sua integridade e capacidade de agregar valor, seja na produção de alimentos, na concessão de créditos, no cuidado com a saúde, no transporte dos produtos ou mesmo no ensino.

Quem conhece uma cooperativa sabe da sua força na contribuição do desenvolvimento do país, onde de uma gestão profissional se chega a números elevados de crescimento e por isso merece o aplauso e reconhecimento de todos pela forma com que atuam.

O papel das cooperativas é e continuará sendo de primordial importância para o Brasil, pois, como já dito, possuem alta capacidade de contribuir com desenvolvimento econômico e geração de empregos, permitindo por meio do seu modelo de negócio unir as pessoas, com profissionalismo, capacidade e competitividade.

Enfim, no dia do cooperativismo celebrado no dia 04 de julho, deve-se agradecer ao cooperativismo brasileiro pelo que proporciona às pessoas e ao próprio país.

*Ricardo Costa Bruno é sócio da área de Agronegócios do Martinelli Advogados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Jan 16, 2026 Economia

Alta da inadimplência acende alerta para o orçamento…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version