Brasil,

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do arraçoamento na maternidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

auster-cuidados-com-femeas-suinas-lactacao-impacto-arraçoamento-maternidade-foto-divulgacao-auster auster-cuidados-com-femeas-suinas-lactacao-impacto-arraçoamento-maternidade-foto-divulgacao-auster

Manejo nutricional adequado no pré, durante e pós-parto garante bem-estar, desempenho reprodutivo e leitões mais saudáveis

Muito se fala sobre o manejo nutricional dos leitões logo após o nascimento, mas e quanto às fêmeas? “O cuidado com as matrizes suínas tem ganhado cada vez mais destaque na suinocultura, especialmente em relação ao arraçoamento, fornecimento de ração e bem-estar durante a gestação e lactação”, afirma a médica-veterinária da Auster Nutrição Animal, Edryene Melo.

Para Edryene, a atenção à nutrição das fêmeas é determinante para o sucesso de todo o ciclo produtivo. “Estamos mudando nossa percepção sobre o papel das fêmeas no processo produtivo. Hoje, entendemos que o manejo nutricional adequado no pré, durante e pós-parto impacta diretamente não apenas a saúde e o bem-estar delas, mas também a qualidade e o desempenho dos leitões desmamados”, destaca a especialista.

Além disso, estudos recentes mostram que fêmeas submetidas à restrição alimentar ou jejum prolongado no período pré-parto são mais suscetíveis a distocias, dificuldades durante o parto. “Partos prolongados aumentam as taxas de natimortos, retenção de placenta e restos fetais, além de elevar a necessidade de intervenções manuais, o que compromete o desempenho reprodutivo futuro. Entre as consequências estão corrimentos indesejados, microabortos e queda na produção de leite”, explica Edryene.

O excesso de alimentação também requer atenção, pois pode levar ao indesejado aumento do escore corporal das fêmeas. Matrizes obesas tendem a ter mais dificuldades durante o parto. “O excesso de alimentos pode prejudicar as contrações uterinas e causar constipação, estreitando o canal de parto e dificultando a passagem dos leitões”, complementa a médica-veterinária da Auster Nutrição Animal.

Para evitar esses problemas, a veterinária recomenda o fornecimento de alimento de forma equilibrada e individualizada. “É fundamental oferecer dieta balanceada, rica em fibras, energia e minerais, ajustada à necessidade de cada animal. No pós-parto, o acompanhamento do consumo é essencial para evitar restrições e garantir adequada produção de leite”.

Além da alimentação, a ingestão de água é um elemento-chave tanto no pré quanto no pós-parto, influenciando o consumo de ração, o aproveitamento de nutrientes e a produção de leite.

Edryene Melo destaca que o parto é um momento desafiador e delicado. Por isso, o uso de fármacos à base de analgésicos pode auxiliar o controle da dor e a recuperação das fêmeas. “Todos esses cuidados com a matriz suína impactam de forma direta os principais indicadores da granja. Um olhar atento para a fêmea na lactação é, na verdade, um investimento na saúde do plantel e na produção de leitões mais saudáveis e de melhor desempenho”, explica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar