SEGS Portal Nacional

Agro

Planejamento da estação de monta reflete em melhoria na eficiência produtiva do rebanho

  • Segunda, 27 Outubro 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Divulgação Connan

Prática facilita o manejo do rebanho, otimiza a nutrição e auxilia no melhoramento genético

A estação de monta (EM) é uma prática adotada por produtores para concentrar em um único período a inseminação das vacas e, consequentemente, os partos e as demais operações da fazenda como desmama, vacinações e vermifugações. Entre as principais vantagens da prática estão a melhoria da eficiência reprodutiva, facilitação do manejo, otimização da nutrição, auxílio no melhoramento genético e diminuição do impacto ambiental.

“Adotar a estação de monta ajuda a aumentar a taxa de prenhez, uma vez que as fêmeas são acasaladas em condições ideais de nutrição e manejo, e permite que as atividades de manejo, como vacinação e desmame, sejam realizadas em grupo, otimizando o tempo do produtor”, elenca o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson.

Além disso, ele pontua que a prática permite planejar a alimentação das fêmeas de acordo com o ciclo de gestação, garantindo o desenvolvimento ideal do feto e a recuperação da mãe para o próximo ciclo, e torna mais fácil identificar animais improdutivos ou com baixa produção para descarte e avaliar o desempenho dos reprodutores. “Uma outra vantagem é que acasalar os animais na época da chegada das chuvas pode garantir que os bezerros nasçam no período de menor incidência de doenças e parasitas”, destaca.

Para ter uma estação de monta eficaz, o produtor deve planejar bem sua implantação, fazendo o manejo sanitário e nutricional do rebanho, preparando os touros e selecionando o período adequado, que deve iniciar com a estação chuvosa para otimizar a nutrição das vacas. Marson observa que esse planejamento deve incluir exames para identificar e descartar fêmeas que não emprenharem.

Planejamento e manejo

O primeiro passo, de acordo com o diretor da Connan, é definir a duração e a época da estação de monta, que idealmente deve coincidir com o início da estação chuvosa. “No começo esse planejamento pode ser gradual, começando com uma estação de seis meses que deve ser gradualmente reduzida, chegando ao ideal de três a quatro meses”, explica.

Para garantir a fertilidade, Marson enfatiza que é preciso realizar o exame andrológico nos touros e é aconselhável realizar exames ginecológicos nas vacas. Passados 30 a 45 dias do término da estação, o diagnóstico de gestação apontará quais fêmeas não conceberam e podem ser descartadas. Com a adoção da estação de monta, a calendarização da fazenda ficará mais organizada, com períodos corretos para acasalamentos, nascimentos e desmames.

“Antes e durante esse período, as fêmeas precisam estar com boa nutrição e condição corporal. Além disso, o calendário vacinal precisa estar em dia (brucelose, leptospirose, IBR, BVD), assim como o controle parasitas internos e externos. Vale lembrar que é preciso também verificar a fertilidade dos touros e qualidade de seu sêmen, principalmente se for feita a monta natural.”

Por fim, o produtor precisa definir as estratégias de acasalamento. A forma mais simples é a monta natural, mas para que ela seja tenha sucesso é preciso garantir que a relação touro/vaca seja adequada. Caso o produtor escolha a inseminação artificial, ela pode realizada em tempo fixo (IATF) ou convencional, exigindo maior tecnologia e mão de obra qualificada.

Uma outra opção para otimizar a genética do rebanho é a transferência de embriões, uma técnica de melhoramento genético que envolve a coleta de embriões de vacas doadoras geneticamente superiores e sua transferência para fêmeas receptoras. Para isso, as doadoras são tratadas com hormônios para que produzam múltiplos óvulos (superovulação). Após a inseminação e fertilização, os embriões são coletados e implantados nas receptoras, que gestarão até o nascimento dos bezerros.

“Com uma estação de monta bem planejada o produtor poderá organizar melhor sua propriedade e melhorar seu rebanho, o que na prática se traduz em mais rentabilidade para seu negócio”, finaliza Marson.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca, o engenheiro agrônomo pela ESALQ, Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version