Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Planejamento da estação de monta reflete em melhoria na eficiência produtiva do rebanho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Divulgação Connan Divulgação Connan

Prática facilita o manejo do rebanho, otimiza a nutrição e auxilia no melhoramento genético

A estação de monta (EM) é uma prática adotada por produtores para concentrar em um único período a inseminação das vacas e, consequentemente, os partos e as demais operações da fazenda como desmama, vacinações e vermifugações. Entre as principais vantagens da prática estão a melhoria da eficiência reprodutiva, facilitação do manejo, otimização da nutrição, auxílio no melhoramento genético e diminuição do impacto ambiental.

“Adotar a estação de monta ajuda a aumentar a taxa de prenhez, uma vez que as fêmeas são acasaladas em condições ideais de nutrição e manejo, e permite que as atividades de manejo, como vacinação e desmame, sejam realizadas em grupo, otimizando o tempo do produtor”, elenca o zootecnista e diretor técnico industrial da Connan, Bruno Marson.

Além disso, ele pontua que a prática permite planejar a alimentação das fêmeas de acordo com o ciclo de gestação, garantindo o desenvolvimento ideal do feto e a recuperação da mãe para o próximo ciclo, e torna mais fácil identificar animais improdutivos ou com baixa produção para descarte e avaliar o desempenho dos reprodutores. “Uma outra vantagem é que acasalar os animais na época da chegada das chuvas pode garantir que os bezerros nasçam no período de menor incidência de doenças e parasitas”, destaca.

Para ter uma estação de monta eficaz, o produtor deve planejar bem sua implantação, fazendo o manejo sanitário e nutricional do rebanho, preparando os touros e selecionando o período adequado, que deve iniciar com a estação chuvosa para otimizar a nutrição das vacas. Marson observa que esse planejamento deve incluir exames para identificar e descartar fêmeas que não emprenharem.

Planejamento e manejo

O primeiro passo, de acordo com o diretor da Connan, é definir a duração e a época da estação de monta, que idealmente deve coincidir com o início da estação chuvosa. “No começo esse planejamento pode ser gradual, começando com uma estação de seis meses que deve ser gradualmente reduzida, chegando ao ideal de três a quatro meses”, explica.

Para garantir a fertilidade, Marson enfatiza que é preciso realizar o exame andrológico nos touros e é aconselhável realizar exames ginecológicos nas vacas. Passados 30 a 45 dias do término da estação, o diagnóstico de gestação apontará quais fêmeas não conceberam e podem ser descartadas. Com a adoção da estação de monta, a calendarização da fazenda ficará mais organizada, com períodos corretos para acasalamentos, nascimentos e desmames.

“Antes e durante esse período, as fêmeas precisam estar com boa nutrição e condição corporal. Além disso, o calendário vacinal precisa estar em dia (brucelose, leptospirose, IBR, BVD), assim como o controle parasitas internos e externos. Vale lembrar que é preciso também verificar a fertilidade dos touros e qualidade de seu sêmen, principalmente se for feita a monta natural.”

Por fim, o produtor precisa definir as estratégias de acasalamento. A forma mais simples é a monta natural, mas para que ela seja tenha sucesso é preciso garantir que a relação touro/vaca seja adequada. Caso o produtor escolha a inseminação artificial, ela pode realizada em tempo fixo (IATF) ou convencional, exigindo maior tecnologia e mão de obra qualificada.

Uma outra opção para otimizar a genética do rebanho é a transferência de embriões, uma técnica de melhoramento genético que envolve a coleta de embriões de vacas doadoras geneticamente superiores e sua transferência para fêmeas receptoras. Para isso, as doadoras são tratadas com hormônios para que produzam múltiplos óvulos (superovulação). Após a inseminação e fertilização, os embriões são coletados e implantados nas receptoras, que gestarão até o nascimento dos bezerros.

“Com uma estação de monta bem planejada o produtor poderá organizar melhor sua propriedade e melhorar seu rebanho, o que na prática se traduz em mais rentabilidade para seu negócio”, finaliza Marson.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filial em Campo Verde (MT), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca, o engenheiro agrônomo pela ESALQ, Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico e possuir a tecnologia Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar