Brasil,

Fungicidas entregam resultados robustos no manejo de doenças da soja, em época de escassez de ‘multissítios’

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sipcam Nichino Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ferrugem da soja_2_crédito_José de Freitas ferrugem da soja_2_crédito_José de Freitas

Soluções do portfólio da Sipcam Nichino têm sido avaliadas favoravelmente nos Ensaios Cooperativos de Rede e em outros estudos em nível de campo

No momento em que a semeadura de soja se inicia gradualmente nas principais regiões produtoras, a equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil prepara uma série de eventos técnicos na fronteira agrícola. A companhia tem por objetivo difundir, a produtores e consultores, resultados obtidos no controle de doenças da soja pelos fungicidas Fezan® Gold e Vitene®. Ambos são posicionados para manejo estratégico de patógenos cuja ação, se não contida, traz consequências econômicas relevantes às lavouras.

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, a utilização das duas soluções vem transferindo resultados robustos no manejo das doenças ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), crestamento-foliar (Cercospora kirkuchi), mancha-parda (Septoria glycines) e oídio (Microsphaera diffusa).

Freitas lembra que Fezan® Gold é avaliado há oito safras nos Ensaios Cooperativos de Rede do Consórcio Antiferrugem. Na safra 2024-25, ele ressalta, a solução permaneceu entre as mais efetivas no controle da ferrugem da soja. “Aplicado isoladamente, transferiu eficácia média de 66% a 71% sobre a doença, entre os ciclos 2022-23 e 2024-25”, acrescenta.

“Fezan® Gold permanece um dos poucos fungicidas do mercado a reunir as propriedades sistêmica e protetora com ação ‘multissítio’”, esclarece o agrônomo. “Neste momento em que o mercado enfrenta escassez de soluções ‘multissítio’ para soja, nossa companhia reúne plena capacidade de estoque para suprir à demanda dos produtores neste cultivo e também em milho, algodão, feijão, amendoim e outros”, complementa Freitas.

“A tecnologia de base desse fungicida de ponta, pioneira no mercado, foi a primeira a conter o ativo clorotalonil na formulação”, afirma o agrônomo. Conta também com a formulação líquida e “SC” (suspensão concentrada), que trazem praticidade ao produtor na aplicação e boa seletividade para a soja.”

Já Vitene®, destaca Freitas, além de apresentar nas últimas safras bons indicadores de controle para as doenças registradas em bula, se sobressaiu, especificamente, em ensaios voltados ao manejo de oídio e da septoriose na soja (Septoria glycines), ou mancha-parda, “cujo patógeno se mostra mais desafiador safra após safra”, ele diz.

“Nas aplicações comparadas, Vitene®, empregado preventivamente, registrou eficácia de até 80% sobre a septoriose, frente a de 54% a 56% dos tratamentos-padrão do produtor”, continua Freitas. Segundo ele, a solução da Sipcam Nichino se consolida também, a cada ciclo da oleaginosa, como uma ferramenta estratégica à mão do produtor visando o manejo de resistência de fungicidas aos patógenos causadores das doenças de final de ciclo.

Conforme a Sipcam Nichino, Vitene® é descrito como fungicida sistêmico do grupo das estrobilurinas e dos triazois, com atuação sistêmica (de penetração e distribuição na área tratada). Seus ingredientes ativos são os compostos azoxistrobina e difenoconazol, com registro em diversos cultivos de grãos e HF.

Criada no Brasil em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar