Brasil,

Suplementação estratégica: prevenção da fadiga muscular em cavalos atletas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Vetnil-Suplementacao-estrategica-prevencao-da-fadiga-muscular-em-cavalos-atletas-Foto-Vetnil Vetnil-Suplementacao-estrategica-prevencao-da-fadiga-muscular-em-cavalos-atletas-Foto-Vetnil

Uma rotina intensa de treinos e provas exige suplementação adequada para manutenção da saúde e performance dos equinos.

Os cavalos atletas são treinados para atuar em máximo nível físico, já que a exigência nas competições é alta. Por isso, a atenção redobrada à saúde muscular, ao condicionamento e ao bem-estar são imprescindíveis para a disposição e performance dos animais. Além disso, para que mantenham o desempenho esperado, é fundamental entender os processos fisiológicos que sustentam o esforço muscular e adotar estratégias de prevenção da fadiga, que é um dos principais fatores que podem comprometer sua performance e vida atlética.

“Durante o exercício, o esforço muscular demanda grandes quantidades de energia, obtida principalmente a partir da glicose presente no sangue e armazenada nos músculos na forma de glicogênio”, explica Kauê Ribeiro, Coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, empresa líder nacional em medicamentos e suplementos para equinos.

No processo metabólico, a glicose é metabolizada e convertida até um intermediário chamado piruvato (ou ácido pirúvico), que poderá entrar na mitocôndria sob a forma de acetil-CoA e gerar muito mais energia pelo ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa, que é conhecida como a via aeróbica de obtenção de energia, sendo muito mais rentável em termos de produção de ATP.

Quando o oxigênio disponível é suficiente e há enzimas e cofatores adequados, o piruvato segue pela via aeróbica, sendo metabolizado de forma adequada e resultando em elevada produção de energia. Essa forma de produção de energia permite que os músculos trabalhem por mais tempo, mantendo a performance e retardando a ocorrência da fadiga.

Porém, em exercícios de alta intensidade, quando o oxigênio começa a ficar mais difícil de ser utilizado e não há intermediários suficientes para encaminhar o piruvato para dentro da mitocôndria, esse piruvato segue para a via anaeróbica e é convertido em ácido lático. Essa via fornece energia de forma rápida, porém em menor quantidade. O acúmulo de ácido lático, associado à redução da disponibilidade energética e à acidose celular, leva à fadiga muscular — momento em que o músculo já não consegue desempenhar sua função adequadamente. “Quando o músculo não consegue mais contrair de forma eficiente, o desempenho atlético é severamente comprometido e o cavalo pode perder a capacidade de seguir competindo em alto nível. Essa falha na capacidade de manter a atividade muscular é que classificamos como fadiga”, ressalta Kauê, da Vetnil.

A prevenção da fadiga exige uma abordagem completa, que combine treinamento adequado (respeitando os limites fisiológicos do cavalo e intercalando treinos com períodos de descanso) e nutrição equilibrada que contemple uma suplementação estratégica, para garantir o aporte energético necessário, além de hidratação com reposição de eletrólitos, especialmente em situações de esforço prolongado ou calor intenso. O acompanhamento veterinário e a adoção de protocolos de recuperação também são fundamentais para a manutenção da saúde muscular ao longo da temporada de treinos e competições.

A suplementação é uma ferramenta nutricional estratégica, que contribui para melhorar a performance dos animais. Nesse cenário, ganha espaço a dimetilglicina (DMG), um subproduto do metabolismo da glicina e precursora da creatina. A DMG reduz o acúmulo de ácido lático no músculo, melhora a respiração celular e, assim, facilita a recuperação do tecido muscular e permite ao cavalo atleta suportar melhor o esforço físico intenso e prolongado. O mecanismo de ação da DMG envolve a ativação de uma enzima que facilita a entrada do piruvato na mitocôndria e conversão em acetil-CoA, o que diminui a capacidade da célula de produzir lactato e promove a entrada para a via de alta obtenção de energia, que é a via aeróbica.

“Outros aliados são o citrato de sódio, que atua como tamponante, neutralizando os ácidos gerados durante exercícios intensos, o ácido cítrico, que participa diretamente do ciclo de Krebs, contribuindo para a produção de energia, e a arginina, precursora do óxido nítrico, permitindo uma melhor perfusão sanguínea para os músculos. Em conjunto, esses elementos ajudam a minimizar os efeitos da acidose, aceleram a recuperação e prolongam a capacidade atlética dos cavalos”, ressalta Kauê.

Sobre a Vetnil

A Vetnil® é uma empresa brasileira idealizada pelo médico-veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é líder em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil (Ranking SINDAN 2024), com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2021 foi a vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio, concedido pela revista Globo Rural e Editora Globo, na categoria Saúde Animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar