SEGS Portal Nacional

Agro

Questões internacionais podem impulsionar ainda mais os negócios de fertilizantes no Brasil

  • Quarta, 24 Setembro 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcello Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Imagem: internet

Insumos agrícolas posicionam estrategicamente o país em questões relacionadas à segurança alimentar e à autonomia política

O Brasil é líder mundial na produção de soja e ocupa posição de destaque também em outras culturas, como milho e arroz. Esse protagonismo, porém, contrasta com a forte dependência externa em fertilizantes — principalmente de potássio e parte significativa de fosfatados e nitrogenados. Em 2025, o país registrou um aumento recorde das importações, reflexo das instabilidades globais e das restrições de exportação de grandes fornecedores, como China e Rússia.

Essa dependência torna o Brasil vulnerável às oscilações de preços, ao câmbio e a crises geopolíticas, como conflitos no Oriente Médio, que afetam diretamente o fornecimento global. Ao mesmo tempo, abre espaço para oportunidades: fortalecer a produção nacional de insumos agrícolas e investir em inovação para reduzir a exposição externa.

Não por acaso, mesmo com tais desafios, o país manteve sua liderança com uma produção projetada de 170,3 milhões de toneladas de soja em 2025, das quais cerca de 109,5 milhões devem ser exportadas — um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. A China permanece como principal destino, absorvendo aproximadamente 70% do volume exportado. Esse desempenho robusto só é possível graças ao suporte de uma agricultura tecnologicamente avançada, sustentada pelo uso adequado e balanceado de fertilizantes de alta performance.

“O Brasil precisa avançar cada vez mais na autonomia da sua produção de fertilizantes. A expansão de indústrias produtoras, somada às pesquisas em novas soluções tecnológicas, mostram que já estamos nesse caminho. Investir em tecnologia, produção local, eficiência e sustentabilidade não é apenas uma estratégia para reduzir a dependência externa, mas sim um compromisso para garantir o abastecimento contínuo e competitivo do nosso agronegócio”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro.

Ele reforça que “o desafio não está apenas em aplicar fertilizantes, mas em aplicar com inteligência e tecnologia. Fertilizantes de alta performance, quando aliados a manejos equilibrados e sustentáveis, transformam o potencial produtivo em resultado real no campo. O futuro da agricultura brasileira passa por reduzir a dependência externa e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência no uso desses insumos. É nesse ponto que está o verdadeiro ganho de produtividade, qualidade e competitividade das nossas lavouras”.

Essa realidade evidencia que a dependência brasileira de fertilizantes não é apenas uma questão agrícola, mas também estratégica. Para reduzir vulnerabilidades, o país tem buscado diversificar suas fontes de importação e firmar acordos bilaterais com grandes fornecedores globais. Essas relações vão além do comércio: refletem a importância geopolítica dos fertilizantes e como o acesso a eles influencia diretamente a segurança alimentar, a competitividade agrícola e a diplomacia internacional do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version