SEGS Portal Nacional

Agro

Questões internacionais podem impulsionar ainda mais os negócios de fertilizantes no Brasil

  • Quarta, 24 Setembro 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcello Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Imagem: internet

Insumos agrícolas posicionam estrategicamente o país em questões relacionadas à segurança alimentar e à autonomia política

O Brasil é líder mundial na produção de soja e ocupa posição de destaque também em outras culturas, como milho e arroz. Esse protagonismo, porém, contrasta com a forte dependência externa em fertilizantes — principalmente de potássio e parte significativa de fosfatados e nitrogenados. Em 2025, o país registrou um aumento recorde das importações, reflexo das instabilidades globais e das restrições de exportação de grandes fornecedores, como China e Rússia.

Essa dependência torna o Brasil vulnerável às oscilações de preços, ao câmbio e a crises geopolíticas, como conflitos no Oriente Médio, que afetam diretamente o fornecimento global. Ao mesmo tempo, abre espaço para oportunidades: fortalecer a produção nacional de insumos agrícolas e investir em inovação para reduzir a exposição externa.

Não por acaso, mesmo com tais desafios, o país manteve sua liderança com uma produção projetada de 170,3 milhões de toneladas de soja em 2025, das quais cerca de 109,5 milhões devem ser exportadas — um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. A China permanece como principal destino, absorvendo aproximadamente 70% do volume exportado. Esse desempenho robusto só é possível graças ao suporte de uma agricultura tecnologicamente avançada, sustentada pelo uso adequado e balanceado de fertilizantes de alta performance.

“O Brasil precisa avançar cada vez mais na autonomia da sua produção de fertilizantes. A expansão de indústrias produtoras, somada às pesquisas em novas soluções tecnológicas, mostram que já estamos nesse caminho. Investir em tecnologia, produção local, eficiência e sustentabilidade não é apenas uma estratégia para reduzir a dependência externa, mas sim um compromisso para garantir o abastecimento contínuo e competitivo do nosso agronegócio”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro.

Ele reforça que “o desafio não está apenas em aplicar fertilizantes, mas em aplicar com inteligência e tecnologia. Fertilizantes de alta performance, quando aliados a manejos equilibrados e sustentáveis, transformam o potencial produtivo em resultado real no campo. O futuro da agricultura brasileira passa por reduzir a dependência externa e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência no uso desses insumos. É nesse ponto que está o verdadeiro ganho de produtividade, qualidade e competitividade das nossas lavouras”.

Essa realidade evidencia que a dependência brasileira de fertilizantes não é apenas uma questão agrícola, mas também estratégica. Para reduzir vulnerabilidades, o país tem buscado diversificar suas fontes de importação e firmar acordos bilaterais com grandes fornecedores globais. Essas relações vão além do comércio: refletem a importância geopolítica dos fertilizantes e como o acesso a eles influencia diretamente a segurança alimentar, a competitividade agrícola e a diplomacia internacional do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mar 03, 2026 Agro

Mastite no período chuvoso: como o contato com o barro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version