Brasil,

Questões internacionais podem impulsionar ainda mais os negócios de fertilizantes no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcello Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Imagem: internet Imagem: internet

Insumos agrícolas posicionam estrategicamente o país em questões relacionadas à segurança alimentar e à autonomia política

O Brasil é líder mundial na produção de soja e ocupa posição de destaque também em outras culturas, como milho e arroz. Esse protagonismo, porém, contrasta com a forte dependência externa em fertilizantes — principalmente de potássio e parte significativa de fosfatados e nitrogenados. Em 2025, o país registrou um aumento recorde das importações, reflexo das instabilidades globais e das restrições de exportação de grandes fornecedores, como China e Rússia.

Essa dependência torna o Brasil vulnerável às oscilações de preços, ao câmbio e a crises geopolíticas, como conflitos no Oriente Médio, que afetam diretamente o fornecimento global. Ao mesmo tempo, abre espaço para oportunidades: fortalecer a produção nacional de insumos agrícolas e investir em inovação para reduzir a exposição externa.

Não por acaso, mesmo com tais desafios, o país manteve sua liderança com uma produção projetada de 170,3 milhões de toneladas de soja em 2025, das quais cerca de 109,5 milhões devem ser exportadas — um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. A China permanece como principal destino, absorvendo aproximadamente 70% do volume exportado. Esse desempenho robusto só é possível graças ao suporte de uma agricultura tecnologicamente avançada, sustentada pelo uso adequado e balanceado de fertilizantes de alta performance.

“O Brasil precisa avançar cada vez mais na autonomia da sua produção de fertilizantes. A expansão de indústrias produtoras, somada às pesquisas em novas soluções tecnológicas, mostram que já estamos nesse caminho. Investir em tecnologia, produção local, eficiência e sustentabilidade não é apenas uma estratégia para reduzir a dependência externa, mas sim um compromisso para garantir o abastecimento contínuo e competitivo do nosso agronegócio”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro.

Ele reforça que “o desafio não está apenas em aplicar fertilizantes, mas em aplicar com inteligência e tecnologia. Fertilizantes de alta performance, quando aliados a manejos equilibrados e sustentáveis, transformam o potencial produtivo em resultado real no campo. O futuro da agricultura brasileira passa por reduzir a dependência externa e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência no uso desses insumos. É nesse ponto que está o verdadeiro ganho de produtividade, qualidade e competitividade das nossas lavouras”.

Essa realidade evidencia que a dependência brasileira de fertilizantes não é apenas uma questão agrícola, mas também estratégica. Para reduzir vulnerabilidades, o país tem buscado diversificar suas fontes de importação e firmar acordos bilaterais com grandes fornecedores globais. Essas relações vão além do comércio: refletem a importância geopolítica dos fertilizantes e como o acesso a eles influencia diretamente a segurança alimentar, a competitividade agrícola e a diplomacia internacional do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar