Aplicação de bioestimulantes à base de Ascophyllum nodosum impulsiona produtividade sustentável da soja
Soluções naturais ajudam lavouras a superar estresses climáticos e a aumentar a eficiência no uso de recursos
Com o crescimento da demanda por práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes, os bioestimulantes à base da alga marinha Ascophyllum nodosum vêm se destacando como aliados estratégicos no cultivo da soja, a principal cultura agrícola do Brasil.
A produção nacional desse grão alcançou a marca histórica de 171,5 milhões de toneladas na safra 2024/2025 – segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) –, com aumento de 20,2 milhões de toneladas em relação ao ciclo passado. O bom desempenho deve-se ao crescimento da área semeada e à produtividade média nacional, que chegou a 3.621 quilos por hectare, a mais alta já registrada.
“Diante desse avanço, aumenta também a importância de tecnologias inovadoras para sustentar a produtividade em cenários cada vez mais desafiadores, marcados por estresses climáticos e pela necessidade de uso mais eficiente dos recursos naturais”, comenta Bruno Carloto, gerente de marketing estratégico da Acadian no Brasil e Paraguai. É nesse contexto que a alga marinha Ascophyllum nodosum se destaca. Ela é reconhecida por sua notável resiliência, extraída de forma sustentável nas águas frias do Atlântico Norte.
Adaptada a um ambiente extremo, a alga cresce em zonas intermaré, alternando entre a submersão em água salgada e a exposição à desidratação ao sol e ao vento, além de suportar temperaturas que variam de -20°C no inverno a 40°C no verão. Essa capacidade de resistência resulta em um perfil rico em compostos bioativos, como ácido algínico, polissacarídeos ricos em fucose, manitol, aminoácidos, betaínas e fitohormônios naturais. Quando aplicados às plantas, esses compostos desencadeiam respostas fisiológicas benéficas, como maior desenvolvimento radicular, melhor absorção de nutrientes, aumento da fotossíntese e equilíbrio hormonal.
“Para a soja, o ganho está em maior enraizando inicial, maior estruturação de plantas na fase vegetativa, maior enchimento de grãos, maior uniformidade da lavoura e mitigação dos efeitos de estresses abióticos, como déficit hídrico e temperaturas extremas”, explica Carloto. “O uso contínuo dos bioestimulantes à base de Ascophyllum nodosum proporciona maior uniformidade das plantas, aumentando a produtividade da soja em até 8%, além de maior estabilidade da produção ao longo das safras. É uma tecnologia que fortalece o sistema produtivo como um todo.”
Responsável pelo desenvolvimento e fornecimento dessas soluções naturais, a Acadian Sea Beyond é reconhecida como a maior empresa independente do mundo em cultivo, coleta, manejo e extração de plantas marinhas para uso agrícola, com foco especial na alga Ascophyllum nodosum. Com presença em mais de 80 países, a companhia lidera pesquisas e inovações no segmento de bioestimulantes de origem natural.
O mercado brasileiro de bioestimulantes movimenta atualmente cerca de R$ 2,5 bilhões, volume que deve dobrar nos próximos cinco anos. O cenário também é positivo quando considerada a América Latina como um todo – nessa região, a alga utilizada pela Acadian já responde por aproximadamente 30% do volume de bioestimulação.
“Os bioestimulantes representam uma inovação significativa na agricultura moderna. Eles oferecem aos produtores uma ferramenta eficaz para ampliar o desempenho agronômico com menor impacto ambiental, contribuindo para um modelo de produção mais sustentável e competitivo”, reforça Carloto.
Além dos benefícios fisiológicos, o uso contínuo desses bioestimulantes contribui para a construção de sistemas produtivos mais resilientes, reduzindo a dependência de insumos químicos e favorecendo práticas de manejo integradas, como a agricultura regenerativa e o plantio direto. “Isso se alinha às exigências do mercado global por produtos agrícolas de baixo impacto ambiental e alta rastreabilidade”, destaca Bruno Carloto.
Sobre a Acadian Sea Beyond
A Acadian Sea Beyond, fundada em 1981 no Canadá, é a maior empresa independente de coleta, manejo e extração de plantas marinhas do mundo, além de ser líder internacional em soluções biológicas sustentáveis baseadas em ciência para cultivos de alto valor, bem como para cultivos em larga escala. A empresa está comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores e patenteados, com foco em sustentabilidade e agricultura regenerativa. Presente em mais de 80 países e com cerca de 400 colaboradores em todo o mundo, a Acadian se dedica à pesquisa com Ascophyllum nodosum, a alga marinha que deu origem aos seus bioativadores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário