SEGS Portal Nacional

Agro

Pesquisa da Kemin aponta que suplementação prolongada de colina maximiza produção, fertilidade e longevidade de vacas leiteiras

  • Quinta, 11 Setembro 2025 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Um estudo da Kemin, fabricante global de ingredientes, demonstra que a suplementação de colina encapsulada em vacas leiteiras até 100 dias após o parto aumenta a produção de leite, melhora a fertilidade e reduz o descarte do rebanho. As vacas suplementadas produziram mais de leite por dia durante 150 dias de lactação, e o número de vacas prenhes foi 9 pontos percentuais maior em relação ao grupo controle.

O período de transição é um dos momentos mais críticos na vida produtiva das vacas, definido como os 21 dias antes e os 21 dias após o parto. “Durante essa fase, ocorrem ajustes importantes no organismo da vaca, como adaptação ao aumento da demanda energética, ingestão de alimento menor que a necessária e alterações hormonais, que são fatores determinantes para a saúde, a produção e a reprodução”, explica João Ronchesel, Zootecnista e Mestre em Nutrição de Ruminantes da Kemin Saúde e Nutrição Animal.

Uma transição bem manejada impacta positivamente toda a lactação, reduz riscos de doenças, melhora a eficiência reprodutiva e aumenta a produtividade do rebanho. Estudos científicos já consolidaram a importância da suplementação de colina protegida (ou encapsulada) para vacas leiteiras nesse período, mostrando benefícios como:

- Maior produção de leite durante a lactação;

- Redução da incidência de doenças metabólicas e hepáticas;

- Melhor desempenho reprodutivo, com maior taxa de prenhez;

- Menor descarte involuntário de vacas, aumentando a longevidade do rebanho.

Uma meta-análise publicada reportou que vacas suplementadas com colina encapsulada na transição podem produzir, em média, 1,6 kg de leite a mais por dia.

Mas apesar desses benefícios, a suplementação pós-parto ainda é pouco comum no mercado brasileiro. Segundo Ronchesel, “isso acontece, em parte, devido à estrutura de manejo das fazendas — poucas possuem um grupo específico para vacas no pós-parto — e à falta de dados consistentes em performance de leite para calcular o retorno sobre o investimento”.

Com base nessa lacuna, a Kemin conduziu pesquisas de campo na Europa suplementando vacas até 40 ou 60 dias pós-parto, que mostraram efeitos positivos na produção de leite e na reprodução. A nova pesquisa, que se estende até 100 dias pós-parto, reforça e amplia esses resultados:

- Aumento de 9 pontos percentuais no número de vacas prenhes;

- Redução significativa do descarte de vacas, aumentando eficiência e rentabilidade;

- Produção média de 1,1 kg a mais de leite por dia durante os 150 dias de lactação.

“Esses dados indicam que os benefícios do uso da colina encapsulada vão além do período tradicional de transição e tendem a aumentar com o tempo de suplementação. Manter a suplementação pode ser uma estratégia viável não apenas para impulsionar a produção de leite, mas também para melhorar os índices reprodutivos do rebanho”, conclui o especialista.

Com a suplementação estendida no período pós parto, produtores podem promover vacas mais saudáveis, produtivas e com maior longevidade, transformando o manejo desse período em uma oportunidade de inovação e eficiência.

Imagem do WhatsApp de 2025-09-09 à(s) 15.55.59_c3ad4790.jpg

Sobre a Kemin Industries

A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, Singapura, África do Sul, e Estados Unidos. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version