Pesquisa da Kemin aponta que suplementação prolongada de colina maximiza produção, fertilidade e longevidade de vacas leiteiras
Um estudo da Kemin, fabricante global de ingredientes, demonstra que a suplementação de colina encapsulada em vacas leiteiras até 100 dias após o parto aumenta a produção de leite, melhora a fertilidade e reduz o descarte do rebanho. As vacas suplementadas produziram mais de leite por dia durante 150 dias de lactação, e o número de vacas prenhes foi 9 pontos percentuais maior em relação ao grupo controle.
O período de transição é um dos momentos mais críticos na vida produtiva das vacas, definido como os 21 dias antes e os 21 dias após o parto. “Durante essa fase, ocorrem ajustes importantes no organismo da vaca, como adaptação ao aumento da demanda energética, ingestão de alimento menor que a necessária e alterações hormonais, que são fatores determinantes para a saúde, a produção e a reprodução”, explica João Ronchesel, Zootecnista e Mestre em Nutrição de Ruminantes da Kemin Saúde e Nutrição Animal.
Uma transição bem manejada impacta positivamente toda a lactação, reduz riscos de doenças, melhora a eficiência reprodutiva e aumenta a produtividade do rebanho. Estudos científicos já consolidaram a importância da suplementação de colina protegida (ou encapsulada) para vacas leiteiras nesse período, mostrando benefícios como:
- Maior produção de leite durante a lactação;
- Redução da incidência de doenças metabólicas e hepáticas;
- Melhor desempenho reprodutivo, com maior taxa de prenhez;
- Menor descarte involuntário de vacas, aumentando a longevidade do rebanho.
Uma meta-análise publicada reportou que vacas suplementadas com colina encapsulada na transição podem produzir, em média, 1,6 kg de leite a mais por dia.
Mas apesar desses benefícios, a suplementação pós-parto ainda é pouco comum no mercado brasileiro. Segundo Ronchesel, “isso acontece, em parte, devido à estrutura de manejo das fazendas — poucas possuem um grupo específico para vacas no pós-parto — e à falta de dados consistentes em performance de leite para calcular o retorno sobre o investimento”.
Com base nessa lacuna, a Kemin conduziu pesquisas de campo na Europa suplementando vacas até 40 ou 60 dias pós-parto, que mostraram efeitos positivos na produção de leite e na reprodução. A nova pesquisa, que se estende até 100 dias pós-parto, reforça e amplia esses resultados:
- Aumento de 9 pontos percentuais no número de vacas prenhes;
- Redução significativa do descarte de vacas, aumentando eficiência e rentabilidade;
- Produção média de 1,1 kg a mais de leite por dia durante os 150 dias de lactação.
“Esses dados indicam que os benefícios do uso da colina encapsulada vão além do período tradicional de transição e tendem a aumentar com o tempo de suplementação. Manter a suplementação pode ser uma estratégia viável não apenas para impulsionar a produção de leite, mas também para melhorar os índices reprodutivos do rebanho”, conclui o especialista.
Com a suplementação estendida no período pós parto, produtores podem promover vacas mais saudáveis, produtivas e com maior longevidade, transformando o manejo desse período em uma oportunidade de inovação e eficiência.
Imagem do WhatsApp de 2025-09-09 à(s) 15.55.59_c3ad4790.jpg
Sobre a Kemin Industries
A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.
Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.
Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, Singapura, África do Sul, e Estados Unidos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário