SEGS Portal Nacional

Agro

Micotoxinas: especialista da Kemin destaca riscos e soluções para segurança do alimento

  • Sexta, 29 Agosto 2025 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Shutterstock

As micotoxinas, metabólitos tóxicos produzidos por fungos como Aspergillus, Fusarium e Penicillium, estão entre os principais contaminantes de grãos e rações, com impacto direto sobre a produtividade e a segurança dos alimentos destinados ao consumo animal e humano.

Segundo Fabrício Hergert, gerente técnico da Kemin, fabricante global de ingredientes, a incidência dessas toxinas vem crescendo devido a fatores como: condições climáticas mais instáveis e armazenagem inadequada dos grãos. “Fungos oportunistas tendem a se proliferar em condições de estresse térmico e hídrico. Em ambientes de armazenagem com controles inadequados, o acúmulo de umidade e calor internos favorecem a proliferação fúngica e consequentemente à síntese produção de micotoxinas, como aflatoxinas, fumonisinas, ocratoxinas, zearalenona e tricotecenos, todas com elevado potencial de causar danos fisiopatológicos, especialmente hepáticos, em animais de produção”, analisa.

O efeito das micotoxinas vai além do impacto direto sobre a produção animal. “Ao comprometer a integridade hepática e imunológica dos animais, as micotoxinas reduzem significativamente o desempenho produtivo, o que impacta diretamente a qualidade do alimento disponível para consumo humano”, explica Hergert.

O especialista destaca que a contaminação e o mau armazenamento não apenas favorecem a ação dos fungos, mas aceleram a degradação de nutrientes essenciais presentes nos grãos. “Perde-se amido, aminoácidos, proteína bruta e lipídios, reduzindo o potencial energético e nutricional da ração. Isso afeta de forma mais sensível aves, suínos e ruminantes, categorias produtivas de alta exigência metabólica”, detalha.

Análise e estratégias de mitigação

A prevenção, segundo Hergert, deve começar na origem, com práticas agrícolas que reduzam a carga fúngica inicial, e seguir com protocolos de armazenagem baseados em controle rigoroso de temperatura, aeração e umidade. “Grãos respiram e qualquer alteração metabólica gerada a partir de calor e umidade em excesso cria-se o cenário perfeito para o fungo produzir micotoxinas”, reforça.

Para situações em que o armazenamento de grãos é prolongado, o uso de tecnologias contra a proliferação fúngica de microorganismos patogênicos é indispensável. A Kemin disponibiliza, a linha Myco CURB® GT, desenvolvida para inibir esse crescimento de microorganismos e minimizar a produção de micotoxinas durante a estocagem. Essa solução contribui para preservar a qualidade nutricional e funcional dos ingredientes.

“Micotoxinas são uma ameaça silenciosa, mas previsível. Com gestão integrada, monitoramento e tecnologia adequada além de estratégias eficazes de controle, é possível minimizar drasticamente os impactos, proteger a saúde animal e garantir que o alimento que chega à mesa do consumidor seja seguro e nutritivo”, conclui Hergert.

Sobre a Kemin Industries

A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, Singapura, África do Sul, e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página (www.kemin.com), ou nas redes sociais LinkedIn (www.linkedin.com/showcase/kemin-animal-nutrition-&-health-south-america/) e Facebook (www.facebook.com/keminamericadosul).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version