Micotoxinas: especialista da Kemin destaca riscos e soluções para segurança do alimento
As micotoxinas, metabólitos tóxicos produzidos por fungos como Aspergillus, Fusarium e Penicillium, estão entre os principais contaminantes de grãos e rações, com impacto direto sobre a produtividade e a segurança dos alimentos destinados ao consumo animal e humano.
Segundo Fabrício Hergert, gerente técnico da Kemin, fabricante global de ingredientes, a incidência dessas toxinas vem crescendo devido a fatores como: condições climáticas mais instáveis e armazenagem inadequada dos grãos. “Fungos oportunistas tendem a se proliferar em condições de estresse térmico e hídrico. Em ambientes de armazenagem com controles inadequados, o acúmulo de umidade e calor internos favorecem a proliferação fúngica e consequentemente à síntese produção de micotoxinas, como aflatoxinas, fumonisinas, ocratoxinas, zearalenona e tricotecenos, todas com elevado potencial de causar danos fisiopatológicos, especialmente hepáticos, em animais de produção”, analisa.
O efeito das micotoxinas vai além do impacto direto sobre a produção animal. “Ao comprometer a integridade hepática e imunológica dos animais, as micotoxinas reduzem significativamente o desempenho produtivo, o que impacta diretamente a qualidade do alimento disponível para consumo humano”, explica Hergert.
O especialista destaca que a contaminação e o mau armazenamento não apenas favorecem a ação dos fungos, mas aceleram a degradação de nutrientes essenciais presentes nos grãos. “Perde-se amido, aminoácidos, proteína bruta e lipídios, reduzindo o potencial energético e nutricional da ração. Isso afeta de forma mais sensível aves, suínos e ruminantes, categorias produtivas de alta exigência metabólica”, detalha.
Análise e estratégias de mitigação
A prevenção, segundo Hergert, deve começar na origem, com práticas agrícolas que reduzam a carga fúngica inicial, e seguir com protocolos de armazenagem baseados em controle rigoroso de temperatura, aeração e umidade. “Grãos respiram e qualquer alteração metabólica gerada a partir de calor e umidade em excesso cria-se o cenário perfeito para o fungo produzir micotoxinas”, reforça.
Para situações em que o armazenamento de grãos é prolongado, o uso de tecnologias contra a proliferação fúngica de microorganismos patogênicos é indispensável. A Kemin disponibiliza, a linha Myco CURB® GT, desenvolvida para inibir esse crescimento de microorganismos e minimizar a produção de micotoxinas durante a estocagem. Essa solução contribui para preservar a qualidade nutricional e funcional dos ingredientes.
“Micotoxinas são uma ameaça silenciosa, mas previsível. Com gestão integrada, monitoramento e tecnologia adequada além de estratégias eficazes de controle, é possível minimizar drasticamente os impactos, proteger a saúde animal e garantir que o alimento que chega à mesa do consumidor seja seguro e nutritivo”, conclui Hergert.
Sobre a Kemin Industries
A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.
Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.
Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, Singapura, África do Sul, e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página (www.kemin.com), ou nas redes sociais LinkedIn (www.linkedin.com/showcase/kemin-animal-nutrition-&-health-south-america/) e Facebook (www.facebook.com/keminamericadosul).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário