Bioestimulantes à base de algas são aliados estratégicos para a fruticultura
A fruticultura é um dos pilares da agricultura do Brasil e de diversos países da América do Sul, cada qual com cultivos de importância econômica e estratégica. Aqui, frutas como banana, melão, laranja, manga, uva e mamão movimentam o mercado interno e externo. No ano passado, o Brasil exportou mais de US$ 1,3 bilhão em frutas.
Porém, o cultivo em larga escala enfrenta desafios climáticos recorrentes, especialmente ligados a variações bruscas de temperatura – ou muito quente ou muito baixa.
Nesse contexto, os bioestimulantes naturais à base da alga marinha Ascophyllum nodosum vêm ganhando espaço. Esses extratos vegetais são ricos em compostos bioativos que promovem uma série de benefícios fisiológicos às plantas, tornando-se aliados valiosos para culturas frutíferas sujeitas a estresses ambientais.
Pesquisas mostram que o uso da alga contribui para a resistência a temperaturas extremas (calor intenso ou frio moderado); melhoria do sistema radicular, com raízes mais profundas e eficientes na absorção de água e nutrientes; equilíbrio hormonal da planta, regulando substâncias como o ácido abscísico e o etileno, essenciais para a frutificação; e estímulo ao crescimento vegetativo, além da qualidade comercial dos frutos.
Esses efeitos são úteis para frutas de alto valor agregado, quando o rendimento por planta e o calibre do fruto influenciam diretamente as exportações. Três exemplos são banana, manga e laranja, cultivadas em regiões sujeitas à seca ou alta umidade. Nessas condições, os bioestimulantes à base de algas ajudam a manter o metabolismo da planta ativo, mesmo em condições adversas.
Além do aspecto agronômico, o uso contínuo desses produtos está em sintonia com práticas agrícolas sustentáveis, cada vez mais exigidas pelos mercados internacionais. Isso se alinha perfeitamente à vocação exportadora, com a ampliação da competitividade das frutas tropicais brasileiras.
Diante de um mercado exigente e de uma agricultura exposta a desafios climáticos crescentes, tecnologias modernas, como o uso de extratos de Ascophyllum nodosum, representam não apenas uma inovação agronômica, mas uma estratégia inteligente de adaptação e sustentabilidade para a fruticultura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário